Defesa Civil de SP faz alerta de chuvas fortes até amanhã

A Defesa Civil de São Paulo divulgou um alerta de chuvas fortes válido de ontem, terça-feira (11) até amanhã, quinta-feira (13) para a região de Campinas, seguida por raios e ventos.  Para a região, a qual Santa Bárbara d´Oeste faz parte, a previsão é de elevados acumulados de 80 milímetros  durante o período.

 

“Diante deste cenário recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergência acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193”, divulgou a Defesa Civil estadual.

 

Em Santa Bárbara d´Oeste, a Prefeitura informou que a  Operação Chuvas de Verão segue até 30 de março de 2022, período de aumento da incidência de chuvas na região. A Defesa Civil atua com a intensificação das ações preventivas, de monitoramento, vistoria e de assistência à população. O telefone de contato é 199 (plantão 24 horas).

 

Conforme Boletim do Cepagri  (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, com o canal de umidade concentrado entre SP e MG, que deve persistir assim até a quinta-feira, são esperados dias de muita nebulosidade e chuvas na região, bem como temperaturas relativamente amenas e com baixa amplitude térmica. A partir de sexta-feira o fluxo de umidade passa a se concentrar mais sobre o Paraguai e norte a Argentina, diminuindo a frequência e volume de chuvas entre a sexta-feira e o começo da próxima semana e proporcionando temperaturas máximas na casa dos 30ºC. 

 

A previsão para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a encoberto, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. À semelhança de ontem, podem ocorrer temporais caracterizados por trovoadas e chuva localmente forte. As temperaturas ficam entre 20 e 26ºC.

 

A tendência para a quinta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 20 e 27ºC. Os indicativos apontam para maiores chances de temporais severos na quinta-feira, o que sugere, além das trovoadas e chuva localmente forte, potencial para rajadas de vento e até mesmo granizo – essa tendência será acompanhada nos próximos dias. Há perspectiva de grandes acumulados de chuva para a região nos próximos dias, estimados entre 40 e 50 mm (no total) por diferentes modelos de previsão matemática do tempo.