Grupo do Pensamento Estratégico da Economia barbarense visita o CPqD

Na última terça-feira, dia 10 de maio, alguns membros do Grupo do Pensamento Estratégico da Economia Barbarense, que é composto por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da iniciativa privada, foram recebidos no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações),  em Campinas. Na visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer os serviços prestados por aquela Fundação, especialmente as tecnologias utilizadas nas cidades inteligentes.

 

Participaram da visita André Cruz, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara d ´Oeste, Rogério Bosco, das Indústrias Romi,  João Batista de Paula Rodrigues, presidente da Acisb,  acompanhado dos diretores da entidade, Roberto Bonamin, Ricardo Betim e Mauro Padoveze,  e o   engenheiro João Ulysses Laudissi.

 

As apresentações das atividades do CPqD foram realizadas por um integrante da Diretoria de Inovação – Cidades Inteligentes e pela responsável da Gerência de Inovação Aberta, que apresentaram os serviços que realizam. Em seguida,  foi feita uma visita ao Laboratório de Conectividade, local em que se encontra uma moderníssima estrutura laboratorial de equipamentos para avaliações e cerificações das redes de Internet.

 

Dentre os destaques das tecnologias existentes naquele sítio laboratorial o grupo teve acesso ao interior de uma câmara anecoica – uma sala para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas e são isoladas de fontes externas de ruídos – onde são avaliados sinais eletromagnéticos emitidos pelos equipamentos, entre outras finalidades.

 

Segundo o Grupo Pensamento Estratégico da Economia Barbarense, da visita, portanto, pode-se concluir que foi ampliado o conhecimento do grupo barbarense com relação aos recursos existentes na região, que podem ajudar a ampliar as fronteiras e o potencial inovador dos agentes econômicos por meio de um programa de Open Innovation (Inovação aberta), uma vez que ideias só se tornam inovação uma vez que colocadas em prática. “Isto posto, conclui-se que o CPqD realiza estudos, projetos e especificações de soluções, além de outras inúmeras atividades de preservação da capacidade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”.