Governo do Estado de São Paulo confirma Virada SP 2022 em Santa Bárbara

Santa Bárbara d’Oeste será palco mais uma vez da Virada SP. Foram selecionados apenas 22 municípios do Estado de São Paulo que foram reconhecidos como Capital Cultural e integrarão a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo. Neste ano, as 24 horas ininterruptas de programação poderão ser conferidas em diversos pontos da cidade.

A confirmação é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Organização Social Amigos da Arte pela Chamada Pu&769;blica 1 de 2022 - Programa Juntos pela Cultura 2022. A data, as atrações e os locais do evento ainda serão anunciados.

Toda a programação da maratona cultural será gratuita e contará com atrações de diversas vertentes artísticas e diferentes gêneros e artistas de reconhecimento nacional e também regional, além da valorização dos artistas barbarenses.

“Retomamos com força total o calendário de eventos da cidade. Ainda em 2021 o prefeito Rafael Piovezan adiantou algumas das ações previstas para esse ano. Estamos colocando em prática os meses de planejamento. Novamente o Governo do Estado de São Paulo reconhece Santa Bárbara d'Oeste como Capital Cultural pela relevância da gestão cultural local. Viveremos com intensidade e muita arte a Virada SP 2022”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Virada nos últimos anos em Santa Bárbara

Em 2019 a Virada Cultural foi 100% realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Nesta edição o evento foi promovido, pela primeira vez, no mês de dezembro, nos dias 7 e 8 e teve como novidade uma tenda de 450 m² no Parque Araçariguama, onde aconteceram as apresentações de rock e, no domingo, o Batuca Batera, composto por 30 baterias e 26 artistas no palco.

Rappin’ Hood e Os Filhos dos Caras (Simoninha, Léo Maia e Max Viana), além da banda Fresno, foram anunciadas como as atrações principais da primeira edição local, que contou com 38 ações, ao todo, nas áreas de música, artes visuais, cinema, teatro, circo, literatura, narrativa oral, dança, cultura popular e cultura urbana.

Em 2020, o formato do Governo do Estado de São Paulo ganhou um novo nome, Virada SP, e mais uma vez o Município foi contemplado para receber o evento, agora no formato on-line em virtude das restrições impostas pela pandemia do Covid-19. Santa Bárbara foi selecionada a partir de chamada pública do programa “Juntos pela Cultura 2020”.

Além da Virada, a cidade recebeu também neste ano o Tradição SP Online. Transmitida ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, a edição trouxe como artistas principais a rapper Karol Conka, Ana Cañas e Hotelo e, representando Santa Bárbara, as atrações barbarenses MB Circo, Banda da Ciclovia, Assim Q Se Faz, Orquestra Barbarense de Violas, Banda SKA7, Banda GTC - Gettin´the Crime, Banda SP-304 e Electro Rock, além do Concurso de Viola Caipira Revelando SP.