Semana da Família: Encontro preparatório acontece na Região Pastoral S. Bárbara

A Pastoral Familiar da Diocese de Piracicaba iniciou, neste mês, uma série de encontros preparatórios para a Semana Nacional da Família 2022, que será em agosto. Na noite de terça-feira (21/6), o evento aconteceu na Região Pastoral Santa Bárbara. A Paróquia São Judas Apóstolo, localizada no bairro 31 de Março, sediou a formação.

 

Conforme informações da Diocese de Piracicaba, as formações têm como objetivo motivar as pastorais e movimentos paroquiais para o planejamento e a realização da Semana Nacional nas paróquias, além de promover união e integração entre as famílias e comunidade. O assessor das formações é o padre  Adalton Roberto Demarchi, que é o coordenador da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara d’Oeste.

 

No encontro no município, também esteve presente o padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, pároco da Paróquia Santa Bárbara e coordenador da Região Pastoral Santa Bárbara. O subsídio “Hora da Família”, que tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, está sendo utilizado como base para as formações.

 

De acordo com o diácono Wagner Perez, coordenador da Pastoral Familiar na Diocese ao lado da esposa Maria de Fátima Camargo Perez, os encontros preparatórios para a Semana Nacional da Família deste ano ocorrem por iniciativa e sugestão de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano.

 

Encontro Mundial das Famílias

 

A Diocese de Piracicaba inicia nesta  quarta-feira (22) e segue até  domingo (26) iniciativas locais por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, que a pedido do Papa Francisco, neste ano, acontece de forma “inédita e multicêntrica” com programações em dioceses de todo mundo.

 

No mesmo período, em Roma, sede principal do evento, acontecem o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral. O tema do X Encontro Mundial das Famílias, escolhido pelo próprio Papa, é: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

 

Na Diocese de Piracicaba, o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca celebrou missas de abertura, ontem,  quarta, e de encerramento do evento, no domingo. Haverá ainda celebrações, recitação do santo terço e live sobre o tema central do encontro.

 

Em mensagem divulgada por Dom Devair em razão do encontro deste ano, o bispo diocesano incentiva a Igreja local a, cada vez mais, apresentar a “Misericórdia de Deus” às famílias e recorda a missão da Pastoral Familiar no desenvolvimento deste trabalho. Dom Devair escreve: “Frente às mudanças e transformações pelas quais passam as famílias, é preciso reafirmar a doutrina e apresentar cada vez mais a Misericórdia de Deus. A Pastoral Familiar tem a difícil e importante tarefa de encontrar os caminhos e meios para chegar às famílias, com suas alegrias e dores. Algumas famílias estão cansadas, outras feridas, outras desestruturadas, mas todas elas necessitam experimentar o Amor de Deus.”

 

Toda programação será presencial e terá transmissão, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração, com exceção da sexta-feira (24), quando haverá somente a transmissão on-line. Confira a programação:


Dia 22 - quarta-feira, às 19h30

Missa de abertura com o bispo Dom Devairda Fonseca

Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba

Transmissão ao vivo – Youtube da TV Oração

 

Dia 23- quinta-feira, às 19h30

“Live/missa – A Família no designío de Deus (Pe. Reginaldo Ap. Brandão)

Capela São Francisco de Assis, em Piracicaba

Transmissão ao vivo – Youtube da TV Oração

 

Dia 24, sexta-feira, às 19h30

“Live” – A família, o caminho da santidade (Pe Adalto R. Demarchi)

Transmissão ao vivo – Youtube da TV Oração

 

Dia 25, sábado, às 16h

“Live/Terço Mariano” – Rezando com a Sagrada Família (Pastoral Familiar)

Capela São Francisco de Assis, em Piracicaba

Transmissão ao vivo – Youtube da TV Oração