Censo 2022 terá 168 recenseadores em SBO

Desde ontem, 1º de agosto de 2022, todos os domicílios urbanos ou rurais do país receberão a visita do recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Santa Bárbara D’Oeste, 168 recenseadores e seus supervisores percorrerão todos os bairros para realizar os questionários do Censo Demográfico 2022.

 

Conforme informou Elioenai Wilcesky Tosini Neves, coordenador de área do IBGE , responsável por Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, o município barbarense foi estrategicamente dividido em três zonas: Leste, Centro e Oeste, cada uma contando com um Posto de Coleta, cordialmente cedidos pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D’Oeste. São bases operacionais onde os supervisores estão lotados e fornecem instruções de coleta, quando também não estão em campo.

 

O coordenador explicou que os questionários serão coletados com os moradores em seus domicílios durante os três meses previstos de operação. Todos os recenseadores estarão devidamente uniformizados com colete azul marinho, boné, crachá e DMC ( Dispositivo Móvel de Coleta). O morador pode validar a identificação do censitário através do sítio eletrônico: respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

 

Caso o morador não esteja na residência, será deixada uma folha de recado para agendamento da entrevista pelo munícipe. Este, se requerido, poderá realizar a entrevista por telefone ou pela internet.

 

“Pedimos a todos os cidadãos barbarenses que atendam o recenseador e respondam às perguntas, pois servirão de base para estudos e políticas públicas para os próximos 10 anos. Através do Censo são levantadas informações de trabalho, escolaridade, saneamento básico, deficiência, fecundidade, além da conhecida contagem populacional, um critério relevante para repartição de orçamentos, como construção de creches, escolas, hospitais, entre outros fins”, finalizou Neves.

 

Processo seletivo

 

A inscrição para o Processo Seletivo Complementar Edital 14/2022 do  IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para cargo de recenseador do Censo 2022 foi prorrogado até o dia 3 de agosto. Em Santa Bárbara d´Oeste, estão abertas 74 vagas. A escolaridade exigida é Ensino Fundamental Completo e idade mínima de 18 anos.

 

 O interessado deve preencher formulário de  inscrição de forma presencial na EMEFEI Antonia Fagnoli Furlan, localizada à Rua General Couto Magalhães, 215, Conjunto Habitacional 31 de Março.  A remuneração será por produção e  pode ser visualizada no Simulador: https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html#simulador.  Mais informações: Site: Trabalhe Conosco IBGE - Edital 14/2022.