SB registra mais de 3.800 casos de dengue no 1º semestre de 2022

O Município de Santa Bárbara d´Oeste registrou 3.894 casos positivos de dengue, um de chikungunya e nenhum de zica vírus, no primeiro semestre de 2022. No mesmo período do ano passado (2021), foram  registrados 535 casos positivos de dengue, nenhum de chikungunya e nenhum de zika vírus. Os números foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

No primeiro semestre de 2022 foram confirmados 11 óbitos por dengue no município. Não houve óbitos por chikungunya e zika vírus.

 

Já de janeiro a dezembro de 2021 foram registrados 628 casos positivos de dengue, três de chikungunya e nenhum de zika vírus. Não houve óbitos em 2021 por dengue, chikungunya e zica vírus.

 

AÇÕES - A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste segue com ações intensificadas no combate ao mosquito Aedes aegypti em várias regiões do Município. O trabalho ininterrupto tem o objetivo de eliminar os focos do mosquito e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da dengue e de outras arboviroses, por meio de visitas casa a casa para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores, nebulização costal, entre outras atividades.

 

Nesta semana as visitas casa a casa já foram realizadas nos bairros São Fernando, Vila Grego, Chácaras São José, Santa Cecília, Colina Santa Bárbara, Parque Planalto, Vila Brasil, Vila Santana e Santa Cruz. Já as equipes de nebulização trabalharam em quadras dos bairros Bela Vista, Laudissi, Itamaraty, Siqueira Campos e Planalto do Sol.

 

Outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano no Município. Além dos serviços descritos, também são promovidas visitas aos Pontos Estratégicos (locais com alta probabilidade de proliferação de mosquitos, como ferros-velhos, borracharias, recicladores, floriculturas, cemitérios, entre outros), nebulização com equipamento veicular, monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito), avaliação de Densidade Larvária em imóveis sorteados em toda a área urbana e visitas em Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, supermercados, shoppings, centros comunitários, igrejas, entre outros).

Para mais informações, o cidadão deve entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelo telefone 3463-8099 ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br.