Editora Adonis faz lançamento de livro neste fim de semana



Um projeto de leitura e outro com um importante bioma brasileiro como tema, realizados com crianças do ensino fundamental, inspiraram o próximo lançamento da Editora Adonis. Escrito por André Luis Oliveira e ilustrado por Júnior Caramez, o livro "O sumiço do vovô Duá" será lançado em Adonópolis, neste sábado (6), às 14 horas, e neste domingo (7), às 10 horas. Para participação no evento que contará com atividades como contação de histórias, é necessária inscrição antecipada no site www.adonopolis.com.br.

 

"Esse livro surgiu a partir de um texto que escrevi para o roteiro de uma peça de teatro com alunos do 2o. ano. Nós temos um projeto, com as crianças de sete anos, de fluência e entonação de leitura, que trabalha, entre outros pontos, com dramatizações. E, ao final, a gente faz uma apresentação", revela o escritor.

 

O envolvimento dos alunos motivou a adaptação do roteiro para uma narrativa literária e o tema do livro. "No 2o. ano, um dos projetos desenvolvidos em sala de aula é sobre os animais da Mata Atlântica, que exercem grande fascínio por meio de espécies como bicho-preguiça, mico-leão-dourado, maritaca, papagaio-de-cara-roxa e o tamanduá-bandeira (Vovô Duá), que é do cerrado, mas migrou para o bioma", destaca.

 

Além da fauna, a narrativa também trata de questões relacionadas à convivência. "Essa é uma história de empatia, já que o personagem é um idoso, e tem um forte componente de solidariedade, além de trazer algo que acontece muito com os animais nas estradas", explica André.

 

Sobre o escritor - André Luis Oliveira nasceu em Ribeirão Preto, em 1964. Pedagogo com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, fundou a Escola Calidoscópio, onde atuou durante 10 anos como diretor. Em Campinas, foi instrutor pedagógico na Fundação Síndrome de Down. Na Unifran (Universidade de Franca), exerceu por cinco anos a função de docente nos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia. Desde 1999, desenvolve projetos pedagógicos junto aos alunos do Colégio Pequeno Príncipe (Ribeirão Preto), onde também é diretor de Educação Infantil.

 

É autor de 30 livros para o público infantil, entre eles “As cores dos sentimentos de Leo, o camaleão”, “O maior campeonato de todos os tempos”, “Histórias Avoadas” e “Vovô Ipê”, publicados pela Editora Adonis. É também autor do Jogo da Acessibilidade (Ministério da Educação) e escreve artigos sobre Educação e Literatura para jornais e revistas.