Agosto já registra 21,6 mm de chuvas

O mês de agosto já registra 21,6 milímetros de chuva no pluviômetro do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara), instalado na Represinha Santa Alice.   A média prevista para o mês é de 32mm. Nos últimos dias, a chuva melhorou o tempo seco, pois não chovia há mais de 40 dias, melhorando a qualidade do ar.

 

Conforme dados do pluviômetro do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d´Oeste), dia 8 de agosto, choveu 5, 7 mm; dia 9, 1,7 mm; e dia 10, 14,2mm. O DAE coleta os dados diariamente às 6 horas. Antes a  última chuva registrada no equipamento foi dia 18 de junho, de apenas 1,2 milímetros. No primeiro semestre de 2022, o pluviômetro registrou o volume total de 598,1 milímetros, ante 588 mm, no mesmo período do ano passado.

 

Apesar da chuva, estamos no período de estiagem, quando o volume de chuva é baixo, por isso, a importância do uso racional da água. Confira algumas dicas: Feche a torneira enquanto escova os dentes, esfrega as mãos e o rosto, faz a barba e só abra para enxaguar. Tome banhos mais rápidos e com o registro fechado enquanto se ensaboa. Não use mangueira: limpe a calçada somente com vassoura e regue as plantas com regadores. Evite lavar o carro com frequência e, ao invés de mangueira, use um balde.