Escolas de SB passam a contar com o Proerd

O PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) retorna suas atividades nas escolas da cidade. Segundo a comandante da Polícia Militar, Capitã Carolina, o programa retorna com novos instrutores e ampliando o número de escolas atendidas pelo PROERD.

Agora o programa terá três instrutores (Cabo Dorigon, Cabo Conde e Soldado Augusto) que aplicarão o programa em todas as escolas de ensino fundamental I para o 5º ano e ainda completando com algumas escolas de 1º ano com o PROERD KIDS e o 7º ano do ensino fundamental II, assim contribuindo para a formação de um número ainda maior de participantes do programa, que desde o ano 2000 quando se iniciou, já formou mais de 50 mil alunos.

O PROERD ,com o novo currículo “Caindo na Real” foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory – SEL). A teoria SEL identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, tais como:  autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão responsável, compreensão  dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Os conceitos das lições são: responsabilidade, tomada de decisão, informações sobre drogas, riscos e conseqüências, pressão dos colegas, tensão, comunicação confiante, comunicação não verbal, escuta enfática, bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda.

Ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nas conseqüências e riscos , o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, conseqüentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e da violência.