Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade tem nova presidente

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d´Oeste tem nova presidente. Trata-se de Carla Eliana Bueno, 49 anos, casada, formada em administração de empresas e análise de sistemas, que atua como gerente de TI para uma instituição financeira. Também é Coach, formada pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico) e sobrevivente de câncer.

A eleição para a nova diretoria ocorreu no final do ano passado. A presidência era ocupada por Neide Simões de Souza Oliveira. Os demais membros eleitos para a diretoria são: Sandra Helena Benati Maluf, vice-presidente; Talita Renata Bueno Covolan, tesoureiro; Marisa Aparecida Carneiro Cândido, 2º tesoureiro; Thuany Baldasin Nascimento, secretário; Maria Madalena Gama Santos, 2º secretário; Soraya Teisen, diretor social; e Rosangela de Souza Bueno Polezi, vice-diretor social. Conselho Fiscal: Neide Simões de Souza Oliveira, Maria Rachel Domingues Margato, Regina Fátima do Amaral Colombo e Eunice Pedroso, 1º suplente; Wilma Duarte Pereira, 2º suplente; e Neli Maria de Araújo Forti,3º suplente. O mandato será para o biênio 2013/2014. Segundo Carla, por amor e gratidão a Deus, assumiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que há 40 anos trabalha para o acesso ao tratamento, para as pessoas em vulnerabilidade social. \"Tiver a cura, que veio através do diagnóstico precoce, hospitais renomados, médicos conceituados, remédios de último tipo, amor incondicional da minha família e de uma fé tremenda em Deus\", disse. E acrescenta: \"Sou grata a todas as ex-presidentes, voluntários e colaboradores que honraram essa Casa, que trabalharam para prover alguma forma de vida aos pacientes e que não mediram esforços para construir o CeAC-Centro de Apoio à Criança, para que eu hoje possa presidir e trabalhar para fortalecer a RFCC, provendo mais qualidade de vida a todos os usuários\", disse.

O trabalho da instituição consiste na prestação de serviço de proteção e atendimento especializado a famílias, priorizando criança e adolescente. A presidente informou que é desenvolvido o trabalho social com os usuários e seus familiares, unindo a política de assistência social com a política de saúde; articulando-se com as demais políticas públicas locais, de forma a garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas e o envolvimento das famílias e das pessoas atendidas, de forma a superar as condições do risco iminente e de ameaça à violação de direitos e de situações que possam provocar danos e agravos à sua condição de vida.

Programas

A Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com vários programas, entre eles o Serviço Complementar de atendimento à família, que atende familiares e cuidadores dos atendidos na entidade e voluntários; Acompanhamento a pacientes com câncer em situação de vulnerabilidade e risco social, que atende crianças e adolescentes e pacientes adultos.

Também em atividade o projeto Arte e Vida, destinado a pacientes e cuidadores, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e voluntários. As reuniões são as terças-feiras, com desenvolvimento de trabalhos manuais e artesanais e orientação psicológica. Qualquer pessoa pode participar do Projeto Arte e Vida, como colaborador e/ou voluntário. Qualquer pessoa envolvida com câncer pode comparecer aos encontros e participar do aprendizado.

Ainda a partir do dia 22 de maio de 2013, em parceria com a NutiFis, será iniciado o Projeto Nutra-se Mais, destinado a pacientes, famílias e voluntários. A nutricionista Andréa, da NutiFis, fará uma triagem nutricional com todo o público alvo, fará também uma introdução nutricional e desenvolverá um plano individualizado de orientação alimentar, com acompanhamento periódico, para ajustes, conforme necessidade do usuário.