Exposição fotográfica de bicicletas segue até o dia 29 na Câmara

A exposição “Olhares por Bicicletas” segue até sexta-feira (29/11) no hall da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. A mostra é apresentada pelo Pedala SBO, com apoio do Projeto Transite, e participação especial do fotógrafo local Marcelo Lazinho.

O público irá percorrer por cenas do uso da bicicleta pelo sul do país, interior de São Paulo na cidade de Santa Bárbara d´ Oeste e também ver algumas bicicletas que fizeram história na cidade e marcaram época. A mostra começa com uma série de propostas sobre pedal sua história, importância, idealizado por Eduardo Alves do Vale, cicloativista, amante da bicicleta. Ele diz: “A exposição pretende trazer ao público retratos de pessoas que utilizam a “ bike ” como meio de transporte, pequenos deslocamentos, trabalho, passeios urbanos, lazer e esporte.”

Essa mostra reúne em linha do tempo, resgate e relevância da bicicleta na sociedade. “ A idéia é mostrar que a Bicicleta vai muito além de esporte, ou dar aquele “ rolezinho ” de final de semana, e sim mostrar que é possível conviver.”, afirma Vale.

Esse projeto conta com participação especial do fotógrafo local Marcelo Lazinho que desde o início colaborou intensivamente, tanto nos registros, na cobertura e no andamento dos trabalhos, pois a maioria das fotos foram feitas no município e região. “ Queremos agradecer imensamente a colaboração do Marcelo e sua equipe que aceitou esse desafio e contribuiu diretamente para a realização da mostra ”, reafirma Eduardo, coordenador do Pedala SBO.

Projeto Transite - Transite é um projeto de documentação fotográfica que está percorrendo o Brasil por 17.000 km de bicicleta, que passará por várias cidades brasileiras, numa jornada de aproximadamente 400 dias, pelo fotógrafo Felipe Baenninger. A viagem iniciou em Porto Alegre em 01 Junho 2013 e tem como destino final a cidade de Belém PA.
Financiada via crowfunding, para mostrar \" Os brasileiros e suas bicicletas \" reunidos em foto livro, após a viagem. Parte do acervo conta com a colaboração do fotógrafo local Marcelo Lazinho da Fotosistema.