\"Projeto Folclore\" começa hoje no Museu da Imigração

A parte externa do Museu da Imigração ganhou uma decoração diferente para receber as crianças neste mês. O rosto do personagem Saci-Pererê está em vários dos espaços, uma vez que é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. As atividades no local começam hoje com a temática.

 

O “Projeto Folclore” é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo voltada aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino com o objetivo de promover a divulgação do folclore brasileiro por meio de oficinas, brincadeiras, cantigas, lendas, danças, artesanato de algumas regiões do Brasil.

 

Até o dia 05 de setembro, em dois períodos, serão oferecidas oficinas de pega varetas, pipa, jogo da velha, pé-de-lata, resta um, e vai e vem. Já entre as brincadeiras, queimada, alerta, dança da cadeira, trava língua, caça a bexiga, passa ou repassa, queimada, forca, entre outras, sempre alternando as atividades.

 

Além disso, serão debatidos diversos temas como lendas, cantigas, parlendas, advinhas, ditos populares, frases de parachoque de caminhão, trava-línguas, crendices e superstições.

 

Hoje, toda a programação será com os alunos da ADI “Doutor Euvaldo de Queiroz Dias” (Planalto do Sol) e consta oficina de pega varetas e nas brincadeiras, queimada e toca. Nesta edição ainda participam os estudantes da Emefei Profª Maria Augusta Canto Camargo Bilia (Parque Planalto); Emefei Profª Terezinha De Jesus Soares Quinalha (Jardim Vista Alegre); Emef Profª Ruth Garrido Roque (Parque Olaria); Profª Sônia Bataglia Cardoso (Santa Rosa I); Vereador José Luiz G. Silva (Zelo - Conjunto Habitacional dos Trabalhadores); Emefei Profª Purificacion Sanches Fonseca (Jardim Monte Líbano); Emefei Profª Mariana Fracassi Schmidt (Conjunto Habitacional 31 de Março); Emefei Profª Maria Regina Barbosa Carpim (Jardim Europa) e Emefei Profª Rosa Lee Carr Conti (Vila Santa Cruz) participam do projeto.

 

“Temos a parceria da Secretaria de Educação para a realização do projeto. Vamos resgatar por meio de oficinas alguns dos brinquedos e brincadeiras esquecidos no tempo”, comentou a coordenadora do Museu e Centro de Memória, Natália Novaes.

 

Na edição 2013 da iniciativa participaram mais de 600 alunos da rede municipal de ensino e entidades assistenciais.