Comerciantes e usuários aprovam o sistema de parquímetro, aponta pesquisa

A maioria dos consultados pela Sesetran-Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, entre comerciantes e usuários, aprova o sistema de parquímetro da zona azul implantado no município no final do ano passado. Foi o que revelou a pesquisa realizada pela secretaria durante uma semana. Foram ouvidos 200 comerciantes da área central e 200 usuários. Eles responderam a formulários distribuídos nos estabelecimentos comerciais de 11 a 16 de agosto. O secretário Rômulo Gobbi informou que algumas pontuações a respeito da funcionalidade do sistema foram anotadas e o relatório foi entregue ao gerente geral da empresa Hora Park/Estapar, em reunião realizada na semana passada com o prefeito Denis Andia.

Nesse encontro, segundo o secretário, foi solicitada por ele e o prefeito uma atenção especial da empresa para o aperfeiçoamento do sistema. “Os representantes da empresa viram com bons olhos o resultado do levantamento realizado e se comprometeram a corrigir as pontuações e chegar a um patamar que agrade a todos”, informou Gobbi. Ele também salientou o lado positivo do sistema que é operado no município há oito meses. “É importante ver o lado positivo do sistema de zona azul. Todos conseguem estacionar na área central com maior facilidade depois da implantação”, avaliou.

A pesquisa da Sesetran utilizou um formulário para os comerciantes, que eram preenchidos na hora da abordagem no estabelecimento, e outro para os usuários contendo as seguintes perguntas: “Como você avalia a zona azul?; “Você conhece os meios de pagamentos para a zona azul?”, e  “Sugestões para a zona azul”. Esse item de sugestões apresentava cinco opções para assinalar como: 15 minutos de gratuidade, facilitar o troco, melhorar o atendimento ao público, aumento no número de funcionários, e outros.

PROJETO DA GRATUIDADE AINDA NÃO FOI SANCIONADO: O projeto de lei que estabelece os 15 minutos de gratuidade na zona azul, aprovado pela Câmara Municipal no dia 12, ainda não foi sancionado pelo prefeito Dênis Andia. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o projeto se encontra na Secretaria de Negócios Jurídicos, mas não disse qual a previsão do prefeito para colocar a lei em vigor ou se ele poderá vetar.