3,9 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV em SB

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Papiloma Vírus, o Vírus HPV, teve inicio ontem e é voltada para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Em Santa Bárbara d’Oeste, a expectativa é vacinar 3,9 mil jovens, 80% do público alvo.

 

A iniciativa é realizada pela Administração em parceria ao Ministério da Saúde. O objetivo é proteger o público alvo contra o câncer de colo de útero, que em algumas regiões do país é a principal causa de morte entre as mulheres.

 

Conforme planejamento adotado pela Secretaria de Saúde, a dose é aplicada gratuitamente de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), situadas na Avenida Sabato Ronsini, 203 (Vila Borges); Rua do Centeio, 38 (Jd. São Fernando); Rua do Algodão, 1441 (bairro Cidade Nova); Rua dos Tucanos, 406 (Jd. São Francisco 2); Rua Portugal, 522 (Jd. Europa); Rua 23 de Maio, 196 (Conjunto Habitacional 31 de Março); Rua do Cobre, 850 (Vila Pântano 2); Rua Ribeirão Preto, 110 (Jd. Esmeralda); Rua Coronel Hélio Caldas, 57 (Cruzeiro do Sul); Avenida Sebastião de Paula Coelho, 600 (Conjunto Habitacional Roberto Romano); Avenida Mogi Guaçu, 701 (Jd. das Laranjeiras) e Rua Bem Aventurança (Vista Alegre).

 

Para a imunização contra o HPV é necessário que o público receba as três doses da vacina conforme o esquema vacinal que será utilizado pelo Ministério da Saúde, com a aplicação da primeira dose, segunda dose seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a primeira dose.

 

A Vigilância Epidemiológica Municipal ressalta que as adolescentes devem portar um documento que comprove sua idade e o cartão de vacinas. Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir do ano de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade.

 

A vacina contra a HPV é fruto de uma parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório farmacêutico MSD. A compra da vacina é feita por R$ 31 a dose, cerca de 90% a menos do que o produto custa no mercado, o que permitirá uma economia de aproximadamente R$ 200 milhões aos cofres públicos até 2019. A instituição iniciou neste ano a primeira etapa de um processo de transferência de tecnologia que irá permitir, num prazo de cinco anos, a autossuficiência brasileira na produção da vacina.

 

O papilomavírus humano é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

 

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.