Prefeito Denis Andia lança Programa Saúde da Família

A  Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, lançou oficialmente ontem o  Programa Saúde da Família  (PSF) em Santa Bárbara d´Oeste, que é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde . A solenidade de abertura  realizada no Teatro Manoel Lyra contou com a presença de representantes da Administração Municipal, autoridades locais, técnicos da pasta, além de articuladores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. 

 

Na oportunidade, estavam presentes Claudia Mercadante, articuladora regional da Secretaria de Estado;  Érico Vasconcelos, articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde;  e a representante do Mais Médicos, Mariana Fonseca Paes e representantes do PSF de Americana e Valinhos. O evento contou ainda com a presença de  secretários municipais, do presidente do Comusa (Conselho Municipal da Saúde), Dr. José Luiz Andia, dos vereadores Antonio Pereira, Felipe Sanches, Antonio da Loja, Celso Ávila, Dr. José Antonio Ferreira, e do coordenador  da Região Pastoral Santa Bárbara, Padre Cláudio César de Carvalho.

 

Ao todo serão 84 profissionais envolvidos, divididos em sete equipes, sendo um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. Cada equipe de Saúde da Família será responsável por aproximadamente mil família, dentro de uma área delimitada geograficamente, atuando em ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação. As equipes irão atuar nas UBSs:

 “Dr. Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul, “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, “Amália Salvador Dal Bello”, no São Fernando, e “Dr. Jéber Juabre” (Centro de Saúde), na Vila Linópolis. 

 

O secretário de Saúde, Dreison Iatarola, explicou que o programa está  começando de fato nesta semana com os médicos do Programa “Mais Médicos”, que são os profissionais intercambistas, que já tem essa base de Cuba e já com essa noção de PSF. A princípio são sete médicos e sete equipes e a previsão é que com o concurso para  médico generalista, cujos primeiros médicos já estão sendo convocados,  a cidade tenha  mais profissionais com essa base, de poder acompanhar a família como um todo.

 

 Para Iatarola, o PSF é de fundamental importância: “O foco desse  programa é a prevenção e a manutenção da saúde, diferente do que sempre temos visto  ao longo dos anos de esperar o paciente ficar doente para que se possa ir até a Unidade Básica de Saúde -  UBS e ser tratado.   No PSF o foco é a prevenção, a promoção a saúde, o trabalho multidisciplinar, tirar o foco só do médico e envolver o time da UBS: enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista,  agentes comunitários, que são fundamentais para fazer a ponte entre o usuário e a unidade. É um trabalho  totalmente diferente do que fazemos hoje. É um trabalho de equipe em que o cidadão vai ter a ideia de que a UBS é realmente um lugar que ele pertence e que pode ir não somente quando está doente, mas antes disso, evitar que fique doente, essa a grande ideia do  PSF\", disse o secretário de Saúde.

 

O prefeito Denis Andia  ressaltou que a implantação é mais um passo em prol a qualidade da Saúde na cidade. “As ações do PSF vêm sendo sonhadas desde 1994, ou seja, há 20 anos, e por diversos motivos nunca se chegou a fazer essa implantação na cidade. Hoje estamos celebrando essa conquista. Estou feliz em colaborar para esse novo passo em acolhimento ao cidadão”, comentou o prefeito. “São quatro unidades que passam a atender com as equipes, além das visitações nas casas. É um investimento na área de Atenção Básica que visa cuidar primeiramente da saúde das pessoas e não da doença. Quero agradecer todo empenho da equipe da Administração Municipal, em especial técnicos da Secretaria da Saúde”, complementou.

 

Programação

 

Como parte da programação de lançamento com Aula Magna, o evento contou  com a palestra “Linha do Tempo da Saúde - SUS - Estratégia Saúde da Família - Programas do Ministério”, com o articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Érico Vasconcelos, além das palestras com consultora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Publicas (Nepp) da Unicamp, Maria José Comparini Nogueira de Sá, ministrará palestra sobre “O papel da Atenção Básica no Cuidado à Saúde”, e o tema “Regionalização” explanado pela articuladora regional da Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Rizzoli, para posterior debate entre os presentes.

 

 

"|||"|||"prefeito-denis-andia-lan-a-programa-sa-de-da-fam-lia"|||"5"|||"