Rio Piracicaba registra baixo nível e aumenta mau cheiro

Com a estiagem atípica desde o verão, o Rio Piracicaba registra baixo nível. Outro problema relatado por moradores das proximidades do rio é o mau cheiro.  No Município o rio passa por diversos locais,  considerando a partir da jusante:  região do Barrocão, na Estrada da Cachoeira, tendo como afluente o Córrego Barrocão; das Chácaras Beira Rio, tendo como afluente o Ribeirão dos Toledos e das Chácaras Paraíso e Cruzeiro do Sul, tendo como afluente o Ribeirão Alambari.

 

O cidadão Rosivaldo Pereira dos Santos, que tem propriedade no Cruzeiro do Sul, cortada pelo Rio Piracicaba,  disse que avalia que o nível do rio está abaixo de um metro, sendo que na cheia o mesmo chega a quatro metros.  Ele comentou que devido o nível baixo o mau cheiro aumentou na região do Cruzeiro do Sul. “O cheiro está horrível”, disse. Para ele, agora é o momento de verificar os pontos que precisam de melhorias no rio e saná-las, pois com o baixo nível é possível ver se tem esgoto lançados de forma irregular, entre outras situações.

 

Na região do Beira Rio, o morador Jeferson Rodrigues Ribeiro, relatou também que o mau cheiro está ficando insuportável, tanto do Ribeirão dos Toledos quanto do Rio Piracicaba. “É difícil aguentar o mau cheiro”, comentou.  Também considera que seria importante nesta época ser feitos trabalhos de limpeza do leito dos rios. Nas proximidades da Ponte do Funil é possível observar as pedras.