Operação educativa na Av. Monte Castelo abre hoje a Semana do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito começa hoje com uma operação educativa voltada aos motoristas na Avenida Monte Castelo, em frente ao Paço Municipal. Agentes de Fiscalização de Trânsito vão abordar os condutores, das 9h às 11h. A iniciativa é da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) que terá ainda outras atividades até o dia 25 de setembro. 

 

Na programação desta quinta-feira ainda estão previstas das 10h às 12h e das 16h às 18h, intervenções artísticas com palhaços com a distribuição de flyers educativos, no entorno das praças Rio Branco e Coronel Luís Alves.

 

Amanhã haverá uma operação educativa, das 9h às 11h, na Avenida Santa Bárbara (próximo à passagem inferior da Avenida Anhanguera) e intervenções artísticas com palhaços, das 10h às 12h e das 16h às 18h, no entorno das praças Rio Branco e Coronel Luís Alves.

 

No sábado, operação educativa, das 9h às 11h, na região central, em vias compreendidas pelo estacionamento rotativo e intervenções artísticas com palhaços, das 10h às 13h, no entorno das praças Rio Branco e Coronel Luís Alves.

 

Na segunda-feira, operação educativa, das 9h às 11h, na Avenida Santa Bárbara e Rua do Ósmio (próximo ao Tivoli Shopping) e na terça-feira, ela será no mesmo horário, na Avenida dos Bandeirantes (próximo ao Sesi).

 

Já na quarta-feira, a operação educativa, das 9h às 11h, será na Avenida Antonio Pedroso (próximo a EMEI Vanderlei Matarazzo) e das 8h às 11h, palestra sobre direção defensiva e preventiva no DAE (Departamento de Água e Esgoto).

 

Para terminar, na quinta-feira, operação educativa, das 9h às 11h, na Rua Graça Martins (próximo a Moto Snob); intervenções artísticas com palhaços, das 10h às 13h, no entorno das Praças Rio Branco e Coronel Luís Alves e palestra sobre direção defensiva e preventiva, das 8h às 11h, no DAE.

 

 

O tema da Semana Nacional de Trânsito 2014 é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” e passou por aprovação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)

 

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a \"valorização da vida\" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

 

A escolha do tema faz alusão, em princípio, ao artigo 29, XII, §2º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”, e se expande para além do trânsito em stricto sensu, uma vez que visa alertar as autoridades para a necessidade de repensar o espaço urbano, tendo como preocupação a mobilidade do pedestre, uma vez que o meio ambiente influencia diretamente para evitar ou proporcionar acidentes de trânsito envolvendo esses usuários da via.

 

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura da sociedade no esforço para a redução de acidentes. No ano passado, como parte da programação na cidade foram distribuídos flyers educativos da Sesetran em todas as escolas da rede municipal de ensino.