Juiz define esquema de segurança para o processo eleitoral em SB

O juiz eleitoral Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino reuniu, ontem, em seu gabinete, os comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal para definir o esquema de segurança para a realização do processo eleitoral no município. As orientações seguem o esquema já realizado nas eleições anteriores e que, segundo o juiz, tem funcionado muito bem. “Basicamente reafirmamos o policiamento necessário na entrega das urnas nas escolas, a segurança necessária nesses locais e também o fechamento das ruas do Cartório Eleitoral no sábado para saída dos veículos e no domingo para recebimento dos boletins de urna e a apuração dos votos”, informou Chicarino.

A entrega das urnas nas escolas é realizada na manhã do sábado, véspera da eleição, com veículos da Justiça e também os cedidos pela prefeitura, todos escoltados pela Polícia Militar e Guarda Civil. O juiz Thiago Chicarino ressaltou que no dia da eleição os policiais e os guardas atuarão também coibindo boca de urna e eventuais veículos que estejam estacionados na frente das escolas com propaganda como se fosse “um outdoor gigante”. A orientação, segundo ele, é para que esses veículos sejam guinchados. Placas que estiverem colocadas na frente das escolas de modo a configurar boca de urna também serão recolhidas, informou o juiz.

Participaram da reunião convocada pela Justiça, o promotor eleitoral Amélio Pasini Junior, a chefe do Cartório Eleitoral Arlene Grazzioli; o delegado titular do município Cláudio Eduardo Navarro; o delegado do 1° Distrito Policial Gelson de Oliveira Barreto; o tenente Júlio César Neves e o auxiliar Vilson Berlanda da 2ª Companhia da Polícia Militar; e o comandante da Guarda Civil Municipal Milton Lopes da Silva.  

Durante o processo eleitoral nos dias 4 e 5 de outubro a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estarão com a parte ostensiva e o recolhimento ou apreensão de material. Já a Polícia Civil atuará nos Distritos Policiais e no Plantão para recebimento das ocorrências. Cerca de 200 homens estarão nas ruas. “É um número suficiente para a realização das eleições com segurança e garantindo a tranqüilidade do processo”, disse o juiz. A apuração dos votos será realizada no Cartório Eleitoral, por volta das 17h30 e 18h e a previsão do juiz é que seja encerrada no mesmo dia.