Sônia Barros ministra palestra para alunos da Fundação Romi

A escritora Sônia Barros ministrou, na manhã de ontem, uma palestra para os alunos do Núcleo de Educação Integrada (NEI) da Fundação Romi. O evento contou com diversas apresentações dos alunos e homenagens. A autora de livros também realizou uma sessão de fotos e autógrafos. 

 

Nos últimos meses, os alunos trabalharam a biografia da escritora e a leitura de dois dos seus livros “Diário ao Contrário” e “Segredo de Seis Corações”. A autora ministrou uma palestra aos estudantes, na qual abordou a importância da leitura e as inspirações de suas histórias. “Adoro esse contato com meus leitores, que, desde o início da minha carreira, me dão energia e luz. É maravilhoso sentir que o meu coração tem alcançado outros corações”, disse.

 

“Fiquei muito emocionada com as homenagens dos alunos e de ver o quanto eles estudaram e se interessaram pelos livros. Foi uma palestra muito aberta e eles fizeram diversas perguntas e comportaram como verdadeiros leitores. Mesmo viajando para tantos lugares, escolas e bibliotecas, poder prestigiar a cidade que eu nasci é sempre importante”, destaca.

 

Sônia Barros vai lançar em novembro, durante a Feira do Livro de Poro Alegre seu novo livro “A coragem de Léo”, pela editora FTD que também estará disponível em versão braile. Natural de Monte Mor, ela mudou-se para Santa Bárbara d´Oeste aos três meses, onde reside até hoje. Publicou seu primeiro livro, Diário ao Contrário, em 1997. É formada em Letras pela Unimep e lecionou por alguns anos em escolas da região. A autora tem mais de 15 livros publicados, entre literatura infanto-juvenil e dois títulos adultos.

 

A ação integrou o projeto “Raízes do Brasil”, tema principal deste semestre, cujas atividades têm como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes e aptos para decidirem e atuarem na realidade em que vivem. A proposta dos professores do NEI com o projeto é fomentar discussões em torno de questões culturais, econômicas, filosóficas, passando pelas diversas áreas do conhecimento, desde o município até o estado e, por fim, a compreensão de todo o país.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Integrada, Luciana Bueno Bruscagin, o tema leva os alunos a conhecerem suas raízes e compreenderem a importância de saber suas origens.  “Ao conhecer as raízes e entender a importância de estudar suas origens, os alunos se tornarão capazes de planejar melhor o futuro”, destaca a coordenadora pedagógica.