SB terá integração no transporte coletivo a partir de amanhã

O sistema de transporte coletivo de Santa Bárbara d´Oeste passa a operar a partir deste domingo (19/10), de forma integrada. Os usuários poderão se deslocar de um setor para outro  desde que para o mesmo sentido  durante o período de uma hora pagando apenas uma passagem. Para ter direito ao benefício, o usuário deverá possuir o Cartão Integração que dá direito a quatro integrações por dia.

 

O chefe do Departamento de Transportes da Prefeitura, José Vladeir Truzzi, informou que para  a implantação do sistema, a Nova Via - empresa responsável pelo serviço - dividiu a cidade em sete setores, tendo como ponto de referência o Terminal Urbano Central. Ele explicou que o usuário poderá se deslocar de um setor para outro desde que vá em sentido para frente, tendo como ponto de referência o terminal. O usuário não pode voltar para o mesmo trajeto.

 

Em sua avaliação, dentre os vários bairros que serão atendidos  considera que os grandes beneficiados estão: Cruzeiro do Sul, Beira Rio e Santo Antônio do Sapezeiro. Citou, por exemplo,  quem mora no bairro Cruzeiro do Sul e trabalha na região da Avenida Santa Bárbara ou Distrito Industrial, pode se deslocar da casa ao trabalho pagando apenas uma passagem, pois descem no terminal e pegam qualquer linha para frente com uma única tarifa. “O que vamos fazer a partir de domingo é a integração do sistema, como ponto de partida o terminal, ou seja, qualquer linha chegando ao terminal desde que vá no sentido para frente em uma hora. Se estou no Cruzeiro do Sul  e venho para o centro e quero voltar com a mesma tarifa não consigo. A integração é a continuação de uma mesma viagem. Eu não posso voltar tenho que seguir a minha viagem e antes não conseguia por conta dela encerrar no terminal”, explicou.

 

De acordo com Truzzi, uma das dúvidas do usuário é em relação ao bilhete e a integração. Ele esclareceu que o bilhete existe desde que a empresa iniciou a operação no município e a integração, é o sistema funcionar de forma integrada a partir de domingo.  Também orientou que a integração só irá funcionar para quem tem o cartão (bilhete). Isso porque se o usuário não tiver o cartão não é possível fazer a integração somente com o pagamento em dinheiro da tarifa. Isso porque irá descer no terminal e como não tem o cartão não tem como pegar outro ônibus integrado. Vale destacar que o primeiro cartão é gratuito e o usuário pode inserir quantas passagens quiser no mesmo. Além disso, as passagens não tem prazo de validade. A expectativa é que dentro de 20 dias o sistema já esteja conhecido dos usuários. A proposta é atingir os passageiros que já usam o sistema e conquistar novos. 

 

O gerente de operações Nova Via - empresa responsável pelo serviço, Kleber G. dos Santos,  disse que o sistema de transporte não sofrerá nenhuma alteração, irão permanecer os mesmos horários e itinerários. Ela explicou que o que vai ocorrer é a integração do sistema.

 

Para solicitar o cartão integração a pessoa interessada deve procurar o Departamento de Transportes, localizado na Praça João XXIII, s/nº, sala 1, em frente ao Terminal Urbano. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A empresa Nova Via também disponibiliza atendimento para esclarecimento de dúvidas por meio do telefone 0800-737-8727.

 

 

 

 

Linha integração passa a ser substituída

pela Terminal/Câmara

 

Com o novo sistema, a linha Integração será substituída pela nº 100 – Terminal/Câmara Municipal, valendo nesta linha as mesmas regras de deslocamento das demais linhas.  Essa linha passa a ser paga.  Truzzi comentou : “Antes ninguém pagava.  Essa linha será  substituída pela linha do edital que é terminal/câmara, e aí quem não tiver o bilhete  para fazer a integração passa a pagá-la”, orientou.

 

Para o chefe do Departamento de Transportes a  utilização do cartão proporciona economia e agiliza o pagamento da tarifa, diminuindo o tempo de embarque no ônibus e evitando a movimentação de dinheiro dentro do veículo, o que contribui para a regularidade, a pontualidade e a segurança do transporte. Atualmente, são transportadas cerca de 350 mil pessoas por mês pelo transporte coletivo no município. Hoje, a cidade conta com 22 linhas.