Ciclofaixa da Avenida João Ometto ganha projeto sábado

Neste sábado,  às 14h, será lançado um projeto de lazer  na ciclofaixa  instalada em outubro do ano passado,  na Avenida João Ometto e Avenida Jequitibá, entre Jardim Primavera e Jardim Flamboyant. O projeto é  organizado por Cleiton Belinati, da Ciclo Bike – que oferece estrutura de lazer para ciclistas, e  membro da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), em parceria com o Pedala SBO, e apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

 

O  projeto vai disponibilizar  vinte bicicletas, através de empréstimo gratuito para todos os interessados.  Para participar e para utilizar  basta apresentar um documento com foto (este que ficará retido junto ao cadastro até a devolução da bike emprestada ), preencher um cadastro, e utilizar a bicicleta por um período de 25 minutos, com tolerância de cinco minutos, e  não havendo solicitação, o mesmo pode continuar utilizando. O horário de funcionamento será das 14 às 19 horas. Após inauguração, o projeto irá funcionar aos domingos ( inicialmente, uma vez por mês ), podendo ser alterado com aviso prévio.

 

A Ciclofaixa de Lazer é um espaço destinado às pessoas de todas as idades que querem pedalar em segurança, o local é sinalizado na via com linha vermelha no solo, indicando o tráfego de ciclistas. No município há no mesmo local, uma linha branca, que indica o uso do espaço tanto ciclistas e os que praticam corrida, lembrando que os que optam pela caminhada, devem utilizar a calçada.

O objetivo é oferecer maior segurança às pessoas que querem usar sua bicicleta como opção de lazer, prática de atividade física e qualidade de vida, integração, convívio e conceito de cidadania, que mostra a importância do respeito e compartilhamento da via pública, nas
cidades.

 

Segundo Cleiton Belinati, no local serão dadas dicas aos participantes e haverá uma oficina, além disso, serão entregues medalhas de participação. Ele informou ainda que o  projeto poderá ser levado futuramente para outros bairros da cidade, pois possuem toda a estrutura, como barraca, cones e as bicicletas.