SB registra quatro reclamações de vazamentos de água por dia

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste recebe, por dia, cerca de quatro reclamações relacionadas a vazamentos de água nas ruas. Em tempos de estiagem, aumenta o número de ligações informando sobre novos vazamentos de água na cidade. Só nesta semana foram registradas cerca de 30 chamadas.

 

De acordo com o setor de comunicação, todas as ocorrências que chegam ao DAE são atendidas. O objetivo da autarquia é que a demanda seja suprida no mesmo dia pelas equipes de manutenção de água. Nesta semana a autarquia registrou 29 chamados de vazamentos na rua. Número considerado alto pela quantidade de dias.

 

A autarquia explica que vários fatores contribuem para as ocorrências de vazamentos de água, como temperatura, variação de pressão na rede, intervenções (reparos), etc. “A cidade possui antigas tubulações de água instaladas, na época, sem a estrutura adequada, o que acaba colaborando também para o surgimento de avarias na tubulação por consequência do desgaste pelo tempo de uso”, explica. 

 

Segundo a equipe operacional, o fato pode ter coincidido com a mudança de temperatura registrada no final da tarde do último domingo e, também, com a paralisação do abastecimento da água na segunda-feira para o reparo na adutora que abastece a Zona Leste e região do 31 de Março, localizada na Av. Pref. Isaias Hermínio Romano, haja vista que, desses 29 chamados, a maioria compreende esta microrregião.

 

Na manhã de anteontem, munícipes do Conjunto Habitacional Ângelo Giubina relataram um vazamento de água na Rua Vereador Daniel da Cruz. “Ligamos no DAE assim que percebemos o vazamento, pois estamos preocupados com essa crise hídrica e é lamentável ver tanta água limpa desperdiçada”, disse Mara Mantovani. Na tarde de ontem, uma equipe do DAE foi ao local e realizou a manutenção.

 

Já moradores do bairro Rochelle reclamaram de um vazamento na Rua Profeta Isaias há três dias. “Vários moradores solicitaram o reparo pelo departamento, porém nenhuma manutenção foi feita. O vazamento acontece desde domingo e estamos preocupados com o desperdício”, disse Ivanete Brito.

 

No momento, três equipes de manutenção estão empenhadas nos locais reclamados para solucionar o mais rápido possível. “O DAE preocupado com o agravo nas ocorrências de vazamentos nesses últimos três dias, e diante da atual situação crítica de estiagem, onde é essencial o combate ao desperdício, mobilizou mais uma equipe para ajudar no atendimento desses vazamentos até normalizar a situação”, informa.

 

Quanto às redes antigas, o DAE informa que já abriu licitação para obras de troca de redes e adutora da região central, onde ainda há tubulações de ferro e amianto existentes há mais de 50 anos. “Mais uma alternativa de distribuição da água tratada para a Zona Leste estará sendo implantada pelo DAE em breve: um sistema de adução através da instalação de adutora da ETA IV, no Souza Queiroz, até o novo reservatório em construção no Jd. Amélia, reservando em mais 500 mil litros de água. Evitando assim a falta d’água para aquela região em casos como ocorrido na segunda-feira (rompimento da adutora no Souza Queiroz)”, disse.

 

Em meio à crise hídrica, que preocupa todo o Estado de São Paulo, a autarquia informou que, desde o início deste semestre, vem realizando um trabalho permanente de orientação aos consumidores barbarenses vem sendo realizado, visando a estimular o uso da água de forma responsável e sem desperdícios.

 

Os vazamentos em nível urgente vêm sendo prioridade as equipes responsáveis pela manutenção. Em caso de dúvidas, reclamações e denúncias o DAE ressaltou aos munícipes a utilização do canal direto do Departamento através do telefone 0800 770 3459 ou pelo email:atendimento@daesbo.sp.gov.br.