Dilma é reeleita presidente e Aécio Neves é o mais votado em SB

A presidenta Dilma Rousseff (PT), foi reeleita domingo com cerca de 54,5 milhões de votos, contra 48,36 do candidato do PSDB, Aécio Neves. Em Santa Bárbara a presidenta recebeu a aprovação de 43,71% do eleitorado, ficando com 45.707 votos, contra 58.853 de seu adversário. Domingo à noite, em seu primeiro discurso após a oficialização dos resultados da eleição, Dilma falou em união e reformas, negou que o país esteja dividido e pediu paz entre todos. \"Conclamo, sem exceção, todas as brasileiras e brasileiros a nos unirmos em favor de nossa pátria, de nosso país, do nosso povo. Não creio que essas eleições tenham dividido o país. Entendo que elas tenham mobilizado ideias e emoções, às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca por um futuro melhor para o Brasil\", disse. A reforma política será a primeira que a presidenta buscará, como afirmou. Para conversar sobre o assunto, ela vai procurar o Congresso Nacional e também os movimentos da sociedade civil.

O segundo turno da eleição em Santa Bárbara d’Oeste foi tranqüilo como previu o juiz eleitoral, Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino. A ausência do forramento com panfletos políticos nos pontos de votação foi notada e elogiada pelas pessoas que circularam nos locais de votação. O trabalho de apuração também foi muito rápido, conforme destacou a chefe do Cartório Eleitoral, Arlene Grazzioli. “Concluímos o trabalho com êxito, tanto que a ata da Junta Eleitoral já saiu antes das 19h e em geral, trocamos somente uma urna (EE Eduardo Silva) por problema técnico”, informou. Um registro de boletim de ocorrência foi feito por Lucimara Vidal, eleitora que vota na EE José Gabriel de Oliveira. Quando compareceu na sua seção, mesmo após ser confirmada a sua presença, não pode votar, uma vez que já constava no livro de comprovante que ela já tinha votado. O Cartório Eleitoral informou que apesar do treinamento dado aos mesários, esse fato às vezes ocorre. A eleitora registrou o B.O. para resguardo.  

Dos 112.623 votos apurados no município, foram válidos 104.560. Votaram em branco 2.768 eleitores e os votos nulos somaram 5.295.  Neste segundo turno 17,86% dos eleitores se abstiveram de votar, um total de 24.489.