Reciclanip recolhe mais de 100 toneladas de pneus inservíveis até o 3º trimestre em SB

A Reciclanip, entidade que é parte do Sistema Anip – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, coletou e destinou de forma ambientalmente correta  durante os primeiros nove meses do ano em Santa Bárbara d´Oeste 169,9 toneladas de pneus inservíveis. A informação é da assessoria de imprensa da entidade. No Município a coleta é feita no ecoponto do Planalto do Sol II, em datas agendadas.

 

Ao todo, nos primeiros três meses do ano, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 334 mil toneladas de pneus inservíveis no país.  Esta quantia equivale a 66,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio retirados das ruas, estradas e rios das 27 capitais brasileiras. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

“A previsão de investimento para 2014 é de R$ 103 milhões, valor superior ao investido no ano passado. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos na destinação correta. Temos hoje mais de 834 pontos de coleta e uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes”, explica Alberto Mayer, presidente da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e da Reclanip. Ele lembra que este ano a operação completa 15 anos de atividades, sem interrupções. “Temos insistido com as áreas de governo para que isente de impostos a operação de reciclagem, não só de nosso setor, como dos demais, mas ainda não tivemos sucesso neste pleito”, diz o presidente da Anip. 

Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse processo, 2,97 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 594 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 581,3 milhões no programa até setembro de 2014. “Infelizmente nem tosos os importadores procedem da mesma maneira, criando uma concorrência desleal pela redução de seu custo, além CE deixarem um passivo ambiental”, acrescenta Alberto Mayer.

Reaproveitamento ou queima

 

No Brasil, os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip são reaproveitados de diversas formas. Depois de moído o pneu, a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço e o tecido, que também são reutilizados. Entre os produtos que reutilizam a borracha estão tapetes para automóveis e outros veículos, solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais. Parte da borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade.

 

A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, operação cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de sistemas especiais de filtração e retenção. Todas estas destinações são aprovadas pelo Ibama como destinações ambientalmente adequadas.

 

 

 

SB terá nova coleta de pneus em novembro

 

A Secretaria  Municipal de Meio Ambiente, promoverá no dia 7 de novembro a coleta de pneus inservíveis no Ecoponto Planalto do Sol II, localizado na Rua Charles Keese Dodson, 305. Os borracheiros cadastrados pela Prefeitura poderão depositar o material das 8 às 12 horas. A última ação ocorreu em setembro. Foram coletados 2 mil pneus de automóveis e 10 pneus de caminhão.


Os borracheiros devem levar os pneus inservíveis e depositá-los diretamente no caminhão da empresa que estará fazendo o recolhimento. A norma estabelecida pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) estipula que as empresas fabricantes ou importadoras de pneus deem a correta destinação final ao produto usado. As atividades são promovidas pela Reciclanip que auxilia a Administração Municipal.Os interessados devem realizar cadastro na Secretaria pelo telefone (19) 3464-3010.