Dia Nacional de Combate ao Câncer tem atividades na Rede Feminina

A Rede Feminina deCombate ao Câncer (RFCC) de Santa Bárbara d´Oeste lembrou ontem o Dia Nacional de Combate ao Câncer, instituído em 27 de novembro, e o Dia Nacional de Combate ao Câncer InfantoJuvenil, comemorado no último dia 23,  com diversas atividades. Pela manhã, foi feito um café da manhã seguido de palestra e na parte da tarde um curso de preparação para voluntariado da entidade.

 

A data foi de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e da adoção de medidas de prevenção contra a doença.  No café da manhã e palestra estiveram presentes o secretário de Saúde, DreisonIatarola, a presidente da Creche S.O.S, Jandira Nogueira Ramos e  representantes do Centro de  Referência em Saúde da  Mulher, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (CMPDDM), do Pedala SBO, entre outros participantes.

 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno,considerou o evento de grande valia. Na oportunidade, apresentou o que é a instituição equais são os seus trabalhos, principalmente voltados à prevenção, já que a data é de conscientização da população e as formas de prevenção. Para ela, é um dia que tem que ter uma reflexão sobre as causas, fazer uma leitura da situação em todos os seus aspectos e de mobilização.

 

Outro assunto abordado foi a Campanha Novembro Dourado, que chama a atenção para o câncer infantojuvenil e alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce.  Na palestra estava presente a presidente de uma entidade que cuida de crianças e que pode ser a multiplicadora das informaçõesaos pais. Foi exposto ainda um programa denominado Diagnóstico precoce, do Instituto Ronald McDonald´s, em que a rede pode ser parceria da Secretaria de Saúde para trazer esse projeto ao município. A presidente propôs ainda ao secretário da pastapara que façam uma parceria de uma ação integrada no próximo ano na Campanha  Novembro Dourado. Isso porque ao trabalho em conjunto feito neste ano no Outubro Rosa foi um sucesso.  Também o Pedala SBO falou da importância da bicicleta na realização de exercícios para melhoria da saúde.

 

O câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de mortes no País e o que mais influencia essa alta taxa de mortalidade é a falta de informação quanto aos sintomas. Os tipos de câncer que mais atingem as crianças são as leucemias, os tumores cerebrais e do sistema nervoso central, o neuroblastoma, tumor de Wilms, o retinoblastoma e o osteossarcoma. O câncer em crianças, se diagnosticado precocemente, tem muito mais chances de cura. A maior dificuldade está no diagnóstico.

 

Por fim, na parte da tarde foi ministrado um curso de preparação para voluntariado da Rede Feminina. A capacitação abordou o histórico e serviços da Rede, os direitos e deveres do voluntário, o terceiro setor e fez uma reflexão. A Rede Feminina de Combate ao Câncer fica localizada na Rua Santa Cruz, 420, Vila Pires. Informações pelo telefone 3628-1128.