Governador inaugura penitenciária masculina de Piracicaba

O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem (26/7) a Penitenciária Masculina de Piracicaba. A unidade está instalada na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga a cidade a Limeira. Com mais de 11 mil m² de área construída, a unidade possui capacidade para abrigar 847 detentos em regime fechado e é destinada a atender a demanda de vagas prisionais para presos já condenados. O investimento do Governo do Estado no empreendimento foi de R$ 36,2 milhões.

 

A unidade receberá presos já condenados dos centros de detenção provisória (CDPs) de Piracicaba, Americana, Campinas e também presos de bom comportamento das penitenciárias de Casa Branca, Capela do Alto, Guareí, Hortolândia, Iperó e Itapetininga, que possuam família na região.

 

Estrutura


O novo modelo foi construído com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. A nova unidade conta, ainda, com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão e saúde.

O setor interno é constituído por edifícios de inclusão, triagem e saúde; serviços, com circulação central, galeria e cozinha industrial; educação, com salas de aula. O setor externo abriga a espera de visitantes, portaria-mirim, estacionamentos, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e o abrigo de gás.

 

A penitenciária conta ainda com estação de tratamento de esgoto compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável. E o sistema de segurança conta com  alarme de incêndio, alarme de fuga, sistema de controle de acesso, aparelhos de Raio-X de maior e menor porte e infraestrutura de CFTV.