Apae abre ciclo de atividades da Semana de Prevenção às Deficiências

Com o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, a  Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Bárbara d´Oeste abriu ontem (22) o ciclo de atividades em comemoração a  Semana Estadual de Prevenção às Deficiências e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. A abertura foi marcada pela apresentação dos alunos do Grupo Rodarte – Dança Inclusiva Carimbó, dança folclórica vencedora do Festival Regional Nossa Arte. Na seqüência, o evento seguiu com palestras.

 

A primeira palestra teve como  tema Lei Brasileira de Inclusão, sendo proferida por Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, presidente da Apae de Nova Odessa e Conselheira Regional da Feapaes. Depois foi ministrada a palestra com o tema Prevenção as Deficiências, proferida pela Dra. Maria Cristina de Padua Jóia, médica pediatra. Já a terceira palestra foi proferida por Lucimeire Cristina Coelho Rocha, secretária de Saúde de Santa Bárbara, sobre os serviços oferecidos pelo Município na área da Prevenção as deficiências. Por fim, coffe break e encerramento.

 

O presidente da Apae, Antonio Luis Bettini, destacou que o evento é importante, pois o melhor remédio é a prevenção. Além disso, a Semana é uma conscientização dos direitos da pessoa portadora de necessidades especiais.  Já Sely Rebelato Camponês do Brasil, da Apae de Santa Bárbara, falou que a Semana é a conscientização das diferenças. “Ser diferente é normal, anormal é a indiferença. Vamos fazer valer o direito da pessoa com deficiência. Vamos trabalhar junto pela igualdade. Vamos conscientizar nossa comunidade. Vamos lutar por mais dignidade”, disse.

 

O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou da abertura do evento. “Fico muito satisfeito em poder participar, junto com a Câmara Municipal, desse momento em que as Apaes realizam ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão”, afirmou Juca. O presidente do Legislativo destaca ainda a importância da trajetória da Apae em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

Na Câmara

 

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste promove, nesta terça-feira (23), a abertura  oficial de exposição beneficente da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), que faz parte do evento. A mostra traz artes visuais e artesanato feitos pelos alunos da entidade e integram o Programa Nossa Arte, realizado pelos alunos sob orientação de professores especializados. Vale destacar que os materiais estão expostos no espaço desde segunda-feira, dia 22 de agosto.  Outra ação  nesse período é a do distribuição de folders alusivos a semana nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.