Caminhos para a Cidadania: professores participam de palestra em Vinhedo

A CCR AutoBAn realizou na última quarta-feira, dia 24, uma palestra para educadores de Santa Bárbara d’Oeste que integram o programa Caminhos para a Cidadania. O evento aconteceu no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo e foi ministrado pela educadora Luiza Christov.

 

De acordo com a CCR AutoBAn, a palestra faz parte das atividades de formação de educadores do programa, realizado pelo Instituto CCR, por meio da CCR AutoBAn, em parceria com a secretaria de Educação do município.

 

A educadora Luiza Christov que ministrou a palestra é doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP e pós-doutora pelas universidades de Barcelona e de Columbia. Na palestra, que teve o tema “Marcas do contemporâneo e o perfil do educador”, ela falou sobre o papel dos professores na sociedade e como eles devem conciliar os desafios atuais, principalmente aqueles relacionados a dilemas como ser professor ou educador,  tempo de aprendizado do aluno e o tempo destinado para o ensino das disciplinas em sala de aula, por exemplo.

 

Ela também propôs reflexão em relação à atuação do professor, que segundo a educadora deve ser um  ‘ensinador’, em função do conteúdo e das experiências que ensina;  aprendiz – porque também deve ter a humildade de reconhecer a necessidade de constante aprendizado; comunicador, uma vez que utiliza da oralidade como ferramenta de trabalho; e profissional, por se tratar de uma atividade atribuída em função de um ciclo de preparação e estudo.

  

Desenvolvido em 258 escolas, o Programa Caminhos para a Cidadania, realizado há 14 anos mobiliza em média uma legião de 40 mil alunos e outros 1.600 educadores com o propósito de divulgar conceitos de educação ambiental e de trânsito. Em Santa Bárbara d’Oeste, o Programa Caminhos para a Cidadania envolve aproximadamente 3 mil e 400 alunos e 130 professores.