Sindicato dos Bancários lança Campanha Salarial em SB

O Sindicato dos Bancários (SindBan) de Piracicaba e Região reforçou a mobilização e trouxe a Santa Bárbara D`Oeste a Campanha  Nacional por mais empregos e condições de trabalho. Na manhã de ontem, na Praça Central, em frente ao Bradesco, foi realizado ato de lançamento da campanha salarial com a presença de diretores e bancários.

 

A data-base da categoria é dia 1º de setembro e a pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto. As principais reivindicações da categoria  são: reajuste salarial de 14,78 % (reposição da inflação do período mais 5% de aumento real), valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização. Além da defesa das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.

 

Segundo a presidente em exercício do SindBan, Angela Ulices Savian, o objetivo do lançamento da campanha nos municípios é para apresentação das propostas aos bancários e chamar a atenção para que agora é o momento,    inclusive, o mote da campanha é “Só a luta te garante”. Ela comentou que nas cidades onde já ocorreu o ato a campanha está sendo bem recebida.

 

Para Angela, não há crise econômica para o setor financeiro. “Não estamos contemplados com tudo o que geramos aos bancos. O salário da categoria está muito rebaixado e merecemos ser valorizados. Para a Fenaban, o trabalhador já ganha bem. Eles sempre querem ganhar”, ressalta.

 

Para a vice-presidente da subsede de Santa Bárbara D`Oeste, Silvia Helena Pontin, a categoria sairá com as reivindicações atendidas se houver a participação de todos na campanha. “Por enquanto os bancos só ouviram as nossas argumentações, sem apresentar propostas. Se o que eles oferecerem não contemplar os anseios da categoria, teremos que realizar as paralisações e contamos com o apoio dos bancários.”

 

O SindBan continua a percorrer os municípios de sua base na próxima semana – São Pedro, dia 30, e Tietê, 1º de setembro,  data-base dos bancários. No próximo dia 29, segunda-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresenta a proposta global aos bancários.

 

Demissões

 

 De acordo com o diretor, Ubiratan Campos do Amaral, empurrar o cliente para o autoatendimento, correspondentes bancários e, mais recentemente, para as agências digitais, é colocar em risco o emprego do bancário. “Esses meios diminuem a demanda do funcionário nas agências tradicionais. É isso que os banqueiros precisam para justificar corte de postos de trabalho”.