1º Congresso Voluntário Transformador tem início amanhã no Anfiteatro

Neste sábado (05) e no próximo (12), a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com Instituto Mackenzie de Campinas, realizam o 1º Congresso Voluntário Transformador no Município. O evento irá acontecer das 8h às 12h, no Anfiteatro Detinha Dagnoni, na Avenida Monte Castelo, 1000, com início da recepção e credenciamento às 7h450. A entrada é franca, por ordem de chegada.
O objetivo geral do Congresso é o envolvimento dos jovens no fortalecimento do pilar do Servir, a criação de um portal de voluntários da cidade e região, manter um canal, via internet, para informação dos eventos das entidades. Para a Rede Feminina, os objetivos específicos são o de trabalhar na autoestima dos participantes, fortalecendo o pilar intelectual e emocional, aumentar o número de voluntários da entidade e expandir as informações sobre a importância nacional da Campanha do McDia Feliz, estimulando o trabalhar para o aumento dos índices de cura do Câncer Infanto-Juvenil.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, destacou que o voluntariado tem fundamental importância nas atividades das instituições, contribuindo para o desenvolvimento e qualidade dos seus serviços prestados à comunidade. O trabalho desenvolvido com os voluntários deve ser embasado em valores como clareza, lealdade, bom senso, responsabilidade, ética, compromisso, respeito, solidariedade e alegria.
Objetivos do voluntariado: Mobilizar pessoas e recursos no encontro de soluções criativas; Organizar e direcionar potenciais de atuação nas mais diversas áreas; Fortalecer ações de transformação; Promover mecanismos de impacto e inclusão social; e Propagar as ações institucionais na comunidade.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer e CeAC-Centro de Apoio à Criança, por exemplo, possuem diversas áreas de atuação para os voluntários como oficina de capacitação, recreação, campanhas, eventos festivos, visitas domiciliares e apoio administrativo.”O voluntário pode escolher uma área na qual se sinta mais à vontade para desenvolver seu papel de voluntário. O tempo de trabalho deve ser conforme a necessidade da entidade e a disponibilidade do voluntário. Qualquer forma de ajuda é sempre bem vinda, para qualquer Entidade da nossa cidade! “ , disse Carla Eliana Bueno, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d´Oeste.
Todos estão convidados para este grande encontro! O Instituto Mackenzie certificará com 12 horas complementares para comprovação acadêmica, para quem participar dos dois dias do Congresso. A Rede Feminina de Combate ao Câncer certificará com mais 12 horas quem participar dos dois dias. Os que participarem de apenas um dos dias terão certificação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com 4 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3455-2303, na sede da rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada na Rua Santa Cruz, 420 –Vila Pires.

Confira a programação:
Agenda do primeiro dia do Congresso: 05/04/2014
7h45 - Acolhimento, Credenciamento e Distribuição de Material
8h15 - Recepção, Execução Hino Nacional e boas vindas
8h45 – palestra: Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social Empresarial
Palestrante Prof. Eduardo Papamanoli Ribeiro (Mackenzie)
9h45 – Coffee Break
10h15 - Palestra: Defesa de Direitos Humanos. Direitos e Deveres do Voluntário e Aspecto Jurídico do Voluntariado
Palestrante Prof. Daniel Francisco Nagao Menezes (Mackenzie)
11h15 – Dinâmica
11h20 – Grupo de Voluntário Pedala SOB
11h30 – encerramento do dia

Agenda: 12/04/2014:
Palestra A Psicologia no Voluntariado
Palestrante Profa. Gisele M. Fonseca Inacarato (Mackenzie)
Life Coaching Pessoal e Mobilização McDia Feliz
Palestrante Carla Eliana Bueno presidente da (RFCC)