Museu da Imigração recebe mostra “Foto-grafando” a partir de hoje
Exposição traz 11 imagens de paisagens e estátuas de Santa Bárbara
Autor da Notícia: Jornal Diário
|
14 de fevereiro de 2017
A partir desta terça-feira o Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste recebe a mostra "Foto-grafando” de Jefferson Alexandre Godoy. A exposição traz 11 imagens de paisagens e estátuas da cidade e pode ser conferida até dia 25 deste mês de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas, na Sala Antônio Duarte. Considerado um dos prédios de maior importância histórica do Município, o Museu da Imigração é mantido pela Prefeitura e compreende e transmite a identidade cultural da cidade.
Residente em Americana, Godoy, 48 anos, formado em Rádio e TV e Técnico em Eletrônica, pensa ainda em cursar faculdade na área. “Trabalho em Santa Bárbara e gosto muito das paisagens que a cidade possui. É a primeira vez que exponho algo meu. Utilizo uma câmera semiprofissional e fotografo por hobby mesmo”, disse. “Convido a todos para conferir meu trabalho”, completou o expositor.
Além de visitas de barbarenses, diversas cidades do Estado e turistas dos Estados Unidos passam pelo Museu anualmente. Os interessados em agendar visitas monitoradas podem entrar em contato pelo telefone (19) 3455-5082. O Museu da Imigração está localizado na Rua João Lino, 371, no Centro.
Reforma - O Museu da Imigração contou no ano passado com obras de reforma e manutenção. O espaço cultural recebeu pintura da parte interna e externa, ferragens, novas portas e janelas e serviços de calçamento do pátio, preservando o prédio histórico. A reforma se fez necessária para a conservação do acervo histórico e manutenção do edifício inaugurado em 1.896.
História - O Museu foi fundado em 30 de janeiro de 1988, a partir do acervo da Fraternidade Descendência Americana, organização da sociedade civil responsável por administrar o Cemitério dos Americanos. O museu encontra-se instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara d'Oeste, edifício inaugurado em 1896, projetado em estilo eclético pelo arquiteto francês Victor Dubugras. O local é equipado com biblioteca especializada e conta com um anexo dedicado à documentação do município, o Centro de Memória de Santa Bárbara d'Oeste.