CEAAC inaugura unidade hoje

Será inaugurado, neste domingo, o primeiro Centro de Apoio à Criança com Câncer (CEACC) de Santa Bárbara d\'Oeste. O espaço conta com 280 metros quadrados e oferecerá atendimento de assistente social, psicólogo e fisioterapeuta, além de áreas dedicadas ao lazer e administração.

A unidade é mantida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) com apoio do Instituto Ronald McDonald, que investiu R$ 283.770,19 nas obras, por meio de recursos arrecadados em campanhas do McDia Feliz e dos cofrinhos presentes nos caixas dos restaurantes da rede.

De acordo com Neide Oliveira, presidente da RFCC, a unidade é uma conquista a todas as crianças barbarenses. \"A equipe vem trabalhando há anos para a concretização deste sonho e estamos realmente honrados em inaugurar esta unidade que, sem dúvidas, é uma conquista a todas as crianças com câncer do município\", disse.

O CEACC pode ser concretizado a partir de um pedido da Rede Feminina de Combate ao Câncer da região. A instituição, que inicialmente fazia campanhas para compra de medicamentos para pessoas carentes, passou a se engajar na luta contra o câncer infantojuvenil em 1995. Atualmente, a rede atende 25 crianças, oferecendo transporte para hospitais, cestas básicas e atenção à família. Um espaço dedicado ao lazer dos pequenos pacientes era um sonho antigo.

\"Fazíamos encontros com as crianças e seus familiares na casa de uma das voluntárias. Percebíamos que as mães trocavam ideias, as crianças se divertiam muito. Com o centro, elas poderão passar horas se distraindo, brincando e ouvindo histórias, sempre juntas\", comemorou a presidente.

O apoio do Instituto Ronald McDonald se deu por meio do Programa Atenção Integral, que tem o objetivo de contribuir para a atenção à saúde de crianças e adolescentes com câncer visando elevar as taxas de cura da doença. \"Nos orgulhamos em contribuir com um projeto tão relevante para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer na região. Ações como esta são um diferencial para agregar qualidade de vida durante o tratamento\", afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

\"É muito gratificante ver que os nossos esforços e as arrecadações no restaurante, principalmente durante o McDia Feliz fazem parte na realização deste projeto que irá beneficiar as crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer\", finaliza o empresário Eder Bornelli, operador dos restaurantes McDonald\'s de Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d\'Oeste.

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casas Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz - maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil - e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald\'s.

Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em: http://www.instituto-ronald/