Saúde libera vacina contra a gripe para toda a população

Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em abril, estendeu para toda a população, além dos grupos prioritários, em Santa Bárbara d’Oeste. As doses já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e qualquer pessoa pode se imunizar. Sábado, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois postos para vacina na Praça Central e na Migração.


Segundo a pasta, embora a vacinação tenha sido liberada para o público em geral, pode não ter doses o suficiente para toda a população ao longo da semana. "Os grupos prioritários podem continuar procurando a vacina. Dependendo das doses aplicadas neste sábado vamos disponibilizar nas UBS’s", afirma.


Além das crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, fazem parte do público-alvo da campanha gestantes, mulheres que tenham feito parto há no máximo 45 dias, idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e professores. Inicialmente, a meta era atingir 90% desse público, mas até agora só se imunizaram 87,5%.


Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.