“Zera Fila da Saúde” realiza 8,2 mil exames

O Programa “Zera Fila da Saúde” realizou 8,2 mil exames médicos de diversas especialidades em apenas quatro meses. Com a implantação do Programa já foi possível zerar a demanda de exames de ecocardiograma adulto, urodinâmica (bexiga), biópsia de próstata, ultrassom de mama, teste de esforço, retossigmoidoscopia (intestino grosso) e nasofibrolaringoscopia (cavidades nasais). 


Lançado em abril pelo prefeito Denis Andia, a meta do Programa é zerar as demandas de exames até o final deste ano. As ações são realizadas no Centro Médico de Especialidade, Hospital Santa Bárbara e nos Serviços de Referência SUS do Município em todo o Estado. Nos casos de agendamentos para outros municípios, a Prefeitura disponibiliza o transporte gratuito para os pacientes.


A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, enfatizou que neste curto período o programa já avançou muito. “Zeramos a fila de sete tipos de exames e avançamos significativamente na redução de outros. O prefeito Denis Andia tem se empenhado no Zera Fila que vem se consolidando a cada dia”, disse. “Além dos exames, temos atuado em diversas outras frentes, como na ampliação da oferta de consultas e no novo modelo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, iniciado no São Fernando e que desde a última semana está funcionando também na UBS do Esmeralda”, complementou Lucimeire.