Programa Escola da Família comemora 14 anos com atividades em SB

O Programa Escola da Família completou na última quarta-feira (23) 14 anos de integração entre escola e comunidade. Em Santa Bárbara, para comemorar a data serão realizadas atividades festivas na Escola Estadual Profa. Heloiza Therezinha Murbach Lacava, localizada no bairro Jardim Europa I, e Escola Estadual Prof. Attílio Dextro, no Jardim dos Cedros. A entrada é franca.
O vice-diretor do Programa Escola da Família Polo Escola Estadual Profa. Heloiza Therezinha Murbach Lacava, Wilson da Silveira, informou que será feita uma grande festa de comemoração com outras sete escolas estaduais neste sábado, dia 26 de agosto. São elas: Profa. Alcheste de Godoy Andia (Jardim Pérola); Profa. Benedicta Aranha de Oliveira Lino (31 de Março); Coronel Luiz Alves (Siqueira Campos); Profa. Jadyr Guimarães de Castro (Zabani); Prof. José Domingues Rodrigues (Jardim Esmeralda); Maria Judita Savioli de Oliveira (Parque Frezarin) e Profa. Romana de Oliveira Salles Cunha (Jardim das Laranjeiras).
A programação do polo Profa. Heloiza Therezinha Murbach Lacava contará com aferição de pressão arterial, cama elástica para as crianças, corte de cabelo, esmaltaria, apresentações de dança, balé, zumba e contação de história, apresentação da fanfarra da Escola Baol, exposição de artesanato, campeonatos de futsal-basquete e volei, oficina de pipa, miçanga, bijuterias e barbante e comes e bebes. Além disso, sorteio especial, brechó legal e show de prêmios. As atividades terão início às 10h e seguem até as 16 horas.
Já a Escola Estadual Prof. Attílio Dextro vai reunir as seguintes unidades estaduais: Dirceu Dias Carneiro, Fioravante Luiz Angolini, Profa. Gemma Vasconcelos Camargo Capello, Profa. Laura Emmie Pyles, Profa. Luzia Baruque Kirche, Profa. Neuza Maria Nazatto de Carvalho, Prof. Odair de Oliveira Segamarchi.
A vice-diretora do polo da Escola Estadual Prof. Attílio Dextro, Sarita Lino, informou que na unidade haverá apresentações de dança e de músicas, aferição de pressão arterial, acuidade visual, corte de cabelo, higienização e consertos de óculos, pintura facial, oficina de pipa, bomba de semente “ONG Ecologicamente” e de material reciclado, contação de história, cama elástica para as crianças, Maracatú Baque Mulher de Americana (manifestação cultural de origem africana), exposições de artesanato, comes e bebes e sorteio de brindes. Na Diretoria de Ensino de Americana são 39 escolas com o Programa Escola da Família.
O Programa
Conforme dados do Governo do Estado de São Paulo, o projeto, criado no dia 23 de agosto de 2003, reúne professores, universitários e voluntários para a promoção da integração entre escola, família e comunidade e já realizou mais de 40 milhões de atividades durante sua história. Ponte entre comunidade e escola, as atividades do programa vão além do lazer e são norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura e contam com a participação essencial de voluntários.
Chamados de 'Parceiros na educação', eles executam as atividades e auxiliam no planejamento das ações ligadas ao projeto, sendo supervisionados pelos diretores e vice-diretores das unidades. Nos 14 anos de existência, quase 240 mil voluntários já deixaram sua marca no projeto e só em 2017 mais de 10,2 mil já participaram.
As ações desenvolvidas nas escolas são as mais variadas. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol. Neste ano, mais de 800 mil atividades já foram realizadas.