A Família Salvatoriana comemora, no dia 8 de setembro, o Dia do seu fundador Padre Francisco Maria da Cruz Jordan. Em Santa Bárbara d’Oeste, a Congregação das Irmãs do Divino Salvador e a Associação do Divino Salvador promovem, neste sábado, a abertura do ano celebrativo na Igreja Matriz, com Missa a partir das 19h.
A comunidade internacional constituída de padres, irmãos, irmãs, leigos e leigas tem importância histórica na cidade. Em 1957, as Irmãs Salvatorianas vieram para Santa Bárbara d’Oeste e assumiram a coordenação do Asilo São Vicente de Paula. Em março do mesmo ano inauguraram a Casa Nossa Senhora de Lourdes no prédio pertencente à Associação das Damas de Caridade "Asilo" localizado à Rua Inácio Antônio, onde foi o Ginásio Estadual. Além de residência das religiosas, no local funcionou um Jardim de Infância chamado "Jardim da Infância São Tarcísio" onde também realizaram trabalho social através do Curso de Corte e Costura.
Em 31 de janeiro de 1960, na Vila Breda, foi inaugurada a primeira creche da cidade, sendo que todo trabalho de coordenação fora assumido pelas religiosas. Elas atuaram, por algum tempo, no Hospital Santa Bárbara, cuidando da enfermaria e berçário. Mais tarde, transferem residência para a nova casa, na Rua Duque de Caxias. Atualmente essa é uma das sedes de Coordenação e Animação das Irmãs do Divino Salvador – Província de São Paulo. A Casa Provincial possui nove irmãs residentes que promove trabalho missionário em todo país.
“Santa Bárbara é uma cidade onde as irmãs foram acolhidas há 60 anos e que possui uma importante história partilhada com a comunidade cristã e entidades assistenciais. Este mês daremos início ao ano de celebração da morte do Fundador Padre Francisco Maria da Cruz Jordan com diversas atividades nas paróquias barbarenses. Somos chamadas a viver cultivando uma consciência crítica, assumindo uma postura consciente e buscando ser profundamente contemplativas e ativas em tudo o que realizamos. Estamos presentes em 31 países e em 4 Continentes do mundo”, disse a Irmã Eny Xavier.
A Família Salvatoriana também se faz presente pelo trabalho prestado através da Associação do Divino Salvador, conhecidos como leigos e leigas. Atualmente, a cidade possui 40 leigos atuantes. “Temos como missão anunciar Jesus como Salvador do Mundo conforme o Carisma Salvatoriano, vivendo e testemunhando na família e na sociedade os valores Cristãos”, disse Celso e Merli Calleff.
“Os leigos estão presentes nas paróquias atuando em diversas atividades pastorais da família e da criança, assim como na formação de lideranças, ministros, catequistas, liturgias e formação de grupos de crismandos. Temos como missão a evangelização através do Carisma envolvendo as pessoas também em funções sociais”, disse Edina Castelano.
FUNDADOR
A Família Salvatoriana comemora, no dia 8 de setembro, o Dia do seu fundador Padre Francisco Maria da Cruz Jordan. Nascido em 16 de junho de 1848, em Gurtweil, Alemanha, dedicou sua vida na missão de anunciar Jesus Salvador ao mundo e foi um homem à frente do seu tempo. Faleceu em 08 de setembro de 1918, sendo lembrado em todo o mundo desde então.
O fundador está a caminho da Beatificação, fato que comprova a sua santidade de vida, bem como a importância de sua obra para a Igreja, e que agora tem o título de Venerável Servo de Deus. O Papa Bento XVI, em 14 de janeiro de 2011, reconheceu que Padre Francisco Jordan, viveu em grau heroico as virtudes teologais e cardeais da fé cristã.
Para a Família Salvatoriana, Padre Jordan é inspiração nos diferentes espaços onde se dá essa missão, bem como para todas as pessoas que conhecem sua história e vivem seu carisma. “Assim como Jordan, que possamos investir todas as nossas energias em prol da evangelização, a fim de que todas as pessoas conheçam verdadeiramente Jesus, o Salvador”, disse Ana Maria Pedroso Torricelli.