Como sobreviver ao casamento na época da TPM?

Segundo Marina Simas de Lima, psicóloga, terapeuta de casal e cofundadora do Instituto do Casal, a TPM é um fator importante nos conflitos conjugais, principalmente quando o (a) parceiro (a) não acredita ou não entende o que é a TPM.

“Sabemos que a TPM é motivo de piadas e muitos homens não acreditam que ela é “real”. Porém, os sintomas físicos, emocionais e comportamentais afetam muito a mulher e interferem em todos os aspectos de sua vida, principalmente no casamento. Vemos na prática clínica que os conflitos são muito mais prevalentes na época que antecede a menstruação. É uma queixa recorrente dos parceiros, pois eles não sabem lidar com as mulheres e elas não sabem lidar com seus sintomas”, diz Marina.

Choro fácil, irritabilidade, ganho de peso, dor de cabeça e instabilidade emocional são alguns dos sintomas da Síndrome da Tensão Pré-Menstrual que atinge cerca de 80% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina da Família (SBMF). A TPM se manifesta a partir do 15º dia do ciclo menstrual e só desaparece com o início do fluxo menstrual, ou seja, a maioria das mulheres padece, pelo menos, metade do mês com os mais de 200 diferentes sintomas que a TPM pode causar.  

A maioria das mulheres não busca tratamento para a TPM, mas hoje há uma gama enorme de terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas, desde fitoterápicos até antidepressivos. "A psicoterapia também pode ser uma aliada nessa jornada. Por fim, o (a) parceiro (a) que ama e respeita sua parceira, precisa estar disposto a entender a TPM e ajudar a mulher a enfrentar essa fase. Como? Muito carinho, amor, atenção e porque não chocolate? Afinal, tudo isso ajuda a regular os hormônios do bem-estar, como a serotonina e a endorfina”, finalizam Denise e Marina.