Campanha atualizará vacinação de crianças e adolescentes até dia 22

Santa Bárbara d’Oeste deu início, ontem, a Campanha de Multivacinação em 12 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha abrange crianças e adolescentes menores de 15 anos. Eles devem comparecer a um posto de vacinação para conferir se a caderneta está em dia.

No primeiro dia, o movimento foi positivo nas unidades. Estão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre as quais tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. No próximo sábado, dia 16, será realizado o Dia D da Campanha, no período das 8 às 17 horas, para aqueles que não puderem comparecer às unidades durante a semana.

A multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com atraso em esquemas vacinais. Na região de Campinas, a estimativa é imunizar cerca de 928.149 mil crianças e adolescentes. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

Segundo o Ministério da Saúde, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização. 

A campanha segue até o dia 22. Em Santa Bárbara d’Oeste a campanha acontece nas UBS’s: "Amália Salvador Dal'Bello" - Jd. São Fernando; "Dr. Helio Furlan" - Cidade Nova; "Dr. José Togeiro de Andrade"  - Jd. São Francisco 2; "Dr. Simão Galdeman" - Jd. Europa; "Dr. Carlos Peres"  - Bairro 31 de Março; "Dr. Felício Fernandes Nogueira" - Pântano 2; "Dr. José Wenceslau Júnior" - Jd. Esmeralda; "Paulo Pereira Fonseca" - Cruzeiro do Sul; "Dr. Célio Faria" - Conjunto Habitacional Roberto Romano; “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" - Planalto do Sol 2 e "Dr. Joel Lincoln May Keese" - Vista Alegre.