Fumaça das queimadas prejudica a saúde e aumenta atendimento hospitalar

Os focos de incêndio registrados nos últimos dias em Santa Bárbara d’Oeste causam transtornos não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população, que sofre com problemas relacionados ao sistema respiratório. Com a umidade baixa, os atendimentos hospitalares aumentam em até 30%, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A cidade vem registrando Umidade Relativa do Ar abaixo de 20% há duas semanas. Com a chegada de uma massa de ar seco, além da URA em estado de alerta, as temperaturas estão mais quentes. Nos últimos dias, a média chega à 32°C, segundo balanço do CIIAGRO  (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

“Qualquer pessoa sente os efeitos. Quem não tem nenhum problema de saúde, vai sentir irritação na garganta, no nariz, pode tossir um pouco mais, a boca seca”, enumerou o pneumologista Fábio Muchão, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o percentual ideal de umidade para o bem-estar dos seres humanos é acima de 60%.

Quem tem doenças crônicas são mais afetadas nesta época do ano. “Essa pessoa passa a ter crises. Por exemplo, o asmático tem mais crises, se o ar está mais seco”, exemplificou. Dois segmentos são ainda mais vulneráveis quando há ocorrência de doença crônica: crianças e idosos. “Tanto as crianças menores de 2 anos, como as pessoas de mais idade, têm imunidade um pouco mais delicada do que pessoas de outras faixas etárias”, explicou.

A ingestão de água está entre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde pelo ar seco. “Isso para quem não tem restrição, como alguns problemas cardíacos ou renais”, ressalvou. Em relação aos ambientes, ele sugere que se mantenham recipientes com água em ambientes fechados e também o uso de umidificadores.

“Mas os aparelhos devem ser usados por tempo limitado”, ressaltou o médico. Ele explica que duas ou três horas são suficientes, pois, se eles são usados por muitas horas, podem favorecer a proliferação de mofo, o que também é prejudicial.

Outra medida que pode ajudar na prevenção é a lavagem do nariz com soro fisiológico. Para crianças e idosos, as inalações somente com soro podem ser feitas todos os dias. Além disso, nos casos em que as pessoas já são acompanhadas por médicos, é importa procurá-lo para avaliar a necessidade de alguma alteração no tratamento nesse período. Também devem ser evitadas atividades físicas no horário entre as 10h e as 17h.

A massa de ar seco manterá o tempo estável com sol em todas as áreas, nos próximos cinco dias, pelo menos. Ainda são altos os riscos de focos de incêndio. Temperaturas elevadas, máxima de 33°C hoje e mínima de 16°C na próxima madrugada. Possibilidade de formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia, próximo a rios e lagos. Umidade relativa do ar abaixo dos 30% de mínima à tarde, podendo entrar em estado de atenção ou alerta. Ventos de nordeste, fraco a moderados.