Escola da Família: mais três escolas aderem ao programa na cidade

O Programa Escola da Família está crescendo. Novas  unidades aderiram ao projeto da Secretaria da Educação de São Paulo em 2017, ano em que o projeto completa 14 anos. A partir de agora, alunos, pais e as comunidades do entorno terão acesso aos fins de semana de atividades gratuitas de saúde, cultura, esporte e trabalho. 

Em Santa Bárbara d’Oeste as escolas estaduais Coronel Luiz Alves, Professora Laura Emmie Pyles e Maria Judita Savioli de Oliveira também aderiram ao programa. Na Diretoria de Ensino de Americana e Região são mais de 30 unidades que participam. Além das duas unidades novas na cidade, Americana também aderiu com as escolas estaduais Professora Anna Maria Lucia de Nardo Moraes Barros, Professora Anna Peres da Silva, Professor Luiz Hipólito e Professora Leny Apparecida Pagotto Boer.

O Programa Escola da Família constitui-se como um espaço para o exercício da cidadania e uma possibilidade para a ampliação de horizontes culturais das comunidades. Por isso, tem o voluntariado como um de seus pilares. Atuando no campo da cidadania, o voluntariado aprofunda o compromisso de todos com a coletividade, fortalece as políticas públicas, contribui para ampliar as perspectivas de vida das comunidades, disseminando uma cultura de paz.

O projeto foi iniciado em Santa Bárbara d’Oeste em agosto de 2003 com o objetivo de trabalhar a cultura da paz, constituído do propósito humanitário e oferecendo às comunidades adjacentes, a oportunidade da inclusão de cidadão, despertando nas pessoas o sentimento de pertencimento.

Para fazer parte do PEF, o Conselho Escolar deve primeiro aprovar o interesse em assembleia. O próximo passo é verificar a demanda e existência ou não de outros locais públicos na região. Após essas etapas, a unidade será acompanhada de perto pela coordenação do programa.

Cada escola tem autonomia para organizar um calendário próprio de ações. São comuns atividades como cursos de idiomas e artesanato, preparatórios para o vestibular, além de oficinas de panificação e competições de esporte. No primeiro semestre, foram registradas mais de 800 mil.

Para ajudar na realização dessas ações, a Escola da Família conta com uma rede de profissionais incluindo vice-diretores, universitários e voluntários. No caso do voluntário, é preciso apenas apresentar um projeto adequado ao público da unidade. Neste ano, estão cadastrados mais de 10,2 mil pessoas.