Mostra “As Donas da Bola” chega ao CEDOC da Fundação Romi

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Illumina - Imagens e Memória apresentam a exposição “As Donas da Bola”. Com entrada franca, a mostra será aberta a partir de amanhã, dia 20 de setembro até dia 21 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

A exposição fotográfica é fruto de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, por paixão ou diversão. O resultado deste trabalho são 20 imagens que retratam aspectos interessantes dessa paixão, até então, figurada apenas no universo masculino.

As donas da bola são Ana Araujo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto, fotógrafas gabaritadas que retrataram desde freiras que não tiram o hábito para jogar, comunidades de quilombolas, tribos indígenas e nas periferias brasileiras, a fé da devoção das torcedoras até as tão xingadas mães de juízes. Os cenários apresentados através de suas lentes retratam partidas de futebol lideradas por mulheres em Pernambuco, Macapá, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Paraty.

As Donas da Bola, que foi apresentada no Centro Cultural São Paulo em 2014, no Museu do Futebol em 2016 e, neste ano, circula em cidades do interior paulista, já figurou o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em Piracicaba, no hall da Prefeitura Municipal de Paulínia e, agora, poderá ser vista no hall Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi.

Segundo o grupo de fotógrafas, “a circulação e a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao público do interior do nosso estado, nos enche de alegria! Este trabalho teve início em 2014 a partir da reunião de 11 fotógrafas que se preocuparam em destacar como a mulher brasileira participa e vive intensamente o futebol, apesar de todas as dificuldades que se apresentam em seu caminho pelo simples fato de ser mulher”. 

Cultura historicamente construída acerca desta prática esportiva, até pouco tempo de domínio exclusivamente masculino, As Donas da Bola traz de forma crítica, reflexões sobre o assunto como a proibição das mulheres em praticar algumas atividades esportivas, sobretudo, o futebol e perseguição às equipes que jogavam antes desse período, fatos estes que perduraram até 1983 quando a modalidade esportiva foi regulamentada para participação das mulheres. 

Sobre a importância social desta mostra e a oportunidade de recebê-la na Fundação Romi, Sandra de Souza Barboza, Coordenadora do CEDOC da instituição, afirma que essa é uma grande chance da cidade de Santa Bárbara d'Oeste apreciar uma exposição que mostra a relação entre as mulheres e o futebol, um universo tradicionalmente ligado aos homens, em um momento em que o debate acerca da equidade de direitos e a emancipação da mulher se faz tão presente e necessário. 

“A ocupação dos espaços sociais pelas mulheres, ao longo de nossa história, e quem vem ganhando força, ainda que a passos lentos, é algo que a mim causa, particularmente, grande orgulho. E, ter a oportunidade de trazer algo desta natureza para um espaço como a Fundação Romi, que prima pela transformação social através da Educação e da Cultura é muito gratificante”, disse.

No decorrer dos meses que percorreram o Brasil, as donas da bola descobriram informações importantes sobre “mulheres e futebol”. Para saber essas descobertas sobre mulheres e futebol, o grupo de fotógrafas e donas da bola convida a toda população de Santa Bárbara d’Oeste e região para prestigiarem esta mostra e participarem da “nossa admiração por mulheres que vão a luta, pois a verdadeira democracia só existe numa sociedade de pessoas emancipadas e, o lugar da mulher é onde ela quiser”.

A mostra ficará em exposição no hall do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi. A entrada é franca e pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O CEDOC da Fundação Romi fica localizado na Avenida João Ometto, 118, Jardim Panambi, Santa Bárbara d’Oeste. Outras informações pelo telefone (19) 3499-1558 ou pelo site: www.fundacaoromi.org.br/cedoc.