Prefeito entrega Unidade Intensiva do Zera Fila da Saúde

O enfrentamento a filas históricas de exames e consultas em Santa Bárbara d’Oeste ganha um importante reforço: a Unidade Intensiva instalada ao lado do novo Terminal Urbano. Entregue oficialmente na terça-feira à noite pelo prefeito Denis Andia, a nova estrutura se junta a outras frentes do Programa Zera Fila, que tem como meta zerar as demandas de especialidades até o final deste ano. No ato, autoridades municipais puderam conhecer a estrutura da Unidade.

Com 100% de recursos do Município, a Unidade Intensiva já atende ao público e conta com centro cirúrgico, consultórios, salas de exames, equipamentos, além de área de recepção e sanitários. No local serão realizados cerca de 8 mil procedimentos, entre exames de endoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia e ultrassom de diversos tipos, além de cirurgias vasculares e de cataratas.

Desde abril, quando foi implantado, o Programa Zera Fila já reduziu cerca de 50% das filas históricas de exames, acumuladas nos últimos 12 a 16 anos. Até agora já foram zeradas as filas dos exames de Bera (auditivo), Biópsia de Próstata, Ecocardiograma, Holter, Nasofibrolaringoscopia, PAAF (tireoide), Retossigmoidoscopia, Teste Ergométrico, Tomografia, Topografia Corneana, Ultrassom Ocular e Urodinâmica. Também já foram zeradas as filas para as consultas com endocrinologista, neuropediatra, reumatologista e vascular.

O prefeito Denis Andia ressaltou que a meta é zerar as filas até o fim deste ano com a Unidade e dar continuidade às ações com o Centro de Especialidades Médicas. “Durante o primeiro mandato, promovemos uma reestruturação física grande e profunda, que nos deu a base para fazer esse Programa. Ao se consolidar essa etapa, em 2018, vamos focar no enfrentamento das questões relacionadas ao Atendimento de Urgência e Emergência”, disse. “Sempre dissemos que o período de seis anos era o tempo necessário para colocar a Saúde em dia. E em 2019 e 2020 vamos pensar em novos avanços para incrementar o atendimento aos barbarenses”, finalizou o prefeito.

“Agradeço ao prefeito Denis por nos dar a oportunidade de sonhar e fazer esse sonho se tornar realidade e também a todos os profissionais que trabalharam por essa Unidade e esse Programa”, disse a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. “Essa Unidade é uma prova que a Administração está indo para o caminho certo e posso frisar que o Poder Executivo e o Poder Legislativo estão em harmonia nunca vista antes. Daqui há 20 ou 30 anos vamos olhar para trás e ter orgulho do que fizemos por Santa Bárbara”, complementou o presidente da Câmara, Kadu Garçom. “Para nós tem sido uma honra muito grande estar em Santa Bárbara e participar do Programa Zero Fila. Parabéns prefeito Denis Andia pela realização dessas ações”, comentou o Diretor Assistencial da Cies Global, empresa responsável pela gestão da Unidade Intensiva do Zera da Saúde, Kenji Itinose.