Cena Bárbara segue hoje com atrações para todas as idades

A 2ª Edição da Mostra de Teatro “Cena Bárbara” segue hoje com espetáculos para todos os tipos de público. O evento deu início ontem no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e apresenta hoje o “Toró de Histórias” com a barbarense Cia Xekmat e o “O ponto alto da festa” do grupo Barracão Teatro de Campinas.

Ao todo, serão 10 espetáculos de teatro, gratuitos à população até o dia 1º de outubro. O evento acontece em quatro pontos diferentes do município (CEU, no Planalto do Sol II, Praça da Migração, no Jardim Pérola, Parque Tom Leite, no Jardim Esmeralda, e Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”, na Cidade Nova) democratizando o acesso à cultura e dando continuidade ao trabalho de formação de plateia.

Marcando os 11 anos do coletivo teatral, a 2ª Edição da Mostra de Teatro “Cena Bárbara” é uma realização do Grupo Di Atus e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural, apoio das Lojas Havini, La Bambina Pães e Doces, Mais Impressos Gráfica e Propart Comunicação Visual, Grupo Liberal de Comunicação e Diário de Santa Bárbara d’Oeste.

O espetáculo “Toró de Histórias” da Cia Xekmat será apresentado às 15h no Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”. A história é de Tia Branca uma contadora de história de mão cheia, que era albina e morava as margens do rio São Francisco, nascida e criada numa família de pescadores, tia Branca, nunca podia ficar debaixo de sol, por isso pescava histórias, nos livros doados por sua professora.

Tia Branca, então, montava sua barraca com guarda-chuvas, juntava a criançada e desandava a narrar histórias acontecidas e inventadas. O tempo passou, tia Branca partiu e seus sobrinhos netos, uma nova geração de narradores orais passam a reviver momentos mágicos através de histórias, contos e causos da tia, utilizando o recurso de animação, dando vida a guarda-chuvas para contar histórias que emocionarão e divertirão pessoas de toda idade.

Já o grupo Barracão Teatro, de Campinas, apresenta às 20h no CEU das Artes o espetáculo “O ponto alto da festa”. A história narra o dia da tradicional "Festa de Todos os Cantos", comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Neste ano porém, por coincidência ou melindre do destino, Dona Adelaide do Rego Penteado, uma milionária excêntrica, que adora reformar praças públicas para colocar seu nome, decidiu improvisar uma festa para comemorar o fim da reforma da praça do Ponto Alto.

Dois malandros da vizinhança, que não perdem tempo em se aproveitar das fraquezas humanas, criam as maiores confusões com os moradores do bairro para evitar que Tienô festeje, pois assim, interesseiros que são, podem se aproximar dos ricos convidados de Dona Adelaide. Durante os preparativos para as duas festas, sem que as anfitriãs saibam o que se passa, ciladas, brincadeiras, armações e conversa mole agitam a tarde dos divertidos moradores do Jardim Ponto Alto.

O “Ponto Alto da Festa” é o resultado dos estudos de Commedia dell’Arte Brasileira, desenvolvidos no Barracão Teatro, pelos mais recentes integrantes do grupo, dirigidos e orientados por Tiche Vianna e Esio Magalhães. “A ideia era criar um espetáculo que introduzisse atores e atrizes no universo das máscaras teatrais, partindo da commedia dell'arte, uma das bases de pesquisa do Barracão Teatro, mas que dialogasse com a contemporaneidade e a atualidade do grupo que sempre reinventou a tradição”, explica o grupo de Campinas.