A Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba será palco nesta quinta-feira, 5, do 22º Seminário Internacional de Alta Tecnologia. Precursor da divulgação das áreas de manufatura e desenvolvimento de produto no Brasil, o evento é conhecido também por apresentar tendências tecnológicas mais avançadas em nível mundial. Nesta edição os pesquisadores falam sobre Produção Inteligente: os Desafios da 4ª Revolução Industrial. O seminário ocorre no Teatro Unimep das 9h às 18h, e é uma realização do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM).
Produção Inteligente é um dos assuntos de maior destaque nos círculos acadêmicos e industriais e que tem apresentado elevada demanda, tanto por parte das áreas de pesquisa quanto por parte do ambiente produtivo. Neste sentido, serão discutidos temas que vão da manufatura aditiva e usinagem dos metais, passando por educação e treinamento, aplicações na produção, Big Data e digitalização de processos até casos de sucesso na implementação dos conceitos da Indústria 4.0 (quarta Revolução Industrial e que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem).
Coordenador do Seminário Internacional desde a primeira edição, o professor Klaus Schützer, conta que a indústria de transformação está em meio a um cenário de economia globalizada, o que leva as empresas a reduzirem o tempo para a comercialização de novos produtos, reduzirem custos e atender as necessidades dos clientes, oferecendo uma ampla variedade de personalizações. “Os desafios atuais avançam em direção à digitalização de todos os processos produtivos, o que significa ter um “gêmeo digital” do produto, do processo e dos meios de produção que reproduzam os processos reais, de tal forma que as informações sobre os processos produtivos estejam disponíveis em tempo real, permitindo a ação dos gestores sobre os modelos digitais e, por meio deles, a consequente aplicação das decisões nos sistemas reais, reduzindo erros e agilizando as tomadas de decisão”, destaca Schützer.
Com a participação de pesquisadores brasileiros e alemães, ligados a instituições como Technische Universität Darmstadt; Leibniz Universität Hannover e Embraer, entre outros, o Seminário Internacional será apresentado nos idiomas inglês, alemão e português, com tradução simultânea.Informações: www.unimep.br/scpm/seminario, (19) 3124-1792 ou labscpm@scpm.unimep.br.