Grupo Canta Curumim é sucesso entre a criançada na Estação Cultural
Alunos do CEDIN – Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil) e da ABE – Associação de Beneficência e Educação Casa da Criança prestigiaram a apresentação do grupo Canta Curumim. O evento integra o projeto Trilhas e Trilhos da Fundação Romi. A apresentação foi sucesso entre a garotada e aconteceu no palco do Armazém da Estação Cultural.
Com a proposta de que a centenária história do prédio da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste dialogue com a música atual e com a fotografia, o projeto “Trilhos e Trilhas” foi contemplado pelo Concurso de Projetos Culturais nº 02/2016 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste, conforme Contrato nº 34/2017 (Processo Administrativo nº 2016/354-03-07) de 03/04/2017 e cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural.
Encabeçado pelo arte-educador Sandro Livahck, o grupo Canta Curumim leva ao público infantil uma experiência artística-lúdica-pedagógica completa. Através do show convida a criançada a embarcarem num grande aprendizado musical, com canções originais, adaptações de parlendas, cantigas de rodas e músicas tradicionais do cancioneiro popular.
O Grupo Canta Curumim surgiu do trabalho realizado em escolas das cidades da região metropolitana de Campinas no interior do Estado de São Paulo. Encabeçado pelo artista e arte educador, Sandro Livahck, o grupo produz diversos shows musicais, peças, intervenções, e contações de histórias, além de projetos temáticos como: Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia da Família, Consciência Negra, festejos de final de ano, recepção de alunos no primeiro dia de aula, Semana da Criança, temas curriculares, temas relacionados à saúde e higiene, meio ambiente, etc.
PROJETO TRILHOS E TRILHAS
Em julho a construção que no passado recebeu vários trens de passageiros e de carga, a Estação Ferroviária Santa Bárbara, e hoje é um espaço plural e multicultural, a Estação Cultural, mantido pela Fundação Romi, comemorou cem anos de existência por meio do projeto Trilhos e Trilhos.
Com uma exposição fotográfica que mostra a perspectiva ontem-hoje desta edificação, produzida por entusiastas da fotografia, a mostra é formada de fotos de época sobrepostas às fotos atuais, compondo um cenário que ilustra a evolução urbanística do espaço, e pode ser visitada até 17 de dezembro no Memorial da Ferrovia na Estação Cultural.
Além da exposição uma série de eventos musicais animam as comemorações do centenário. No mês de julho, apresentou-se a Orquestra Barbarense de Violas. Em setembro, a vez da dupla Gilberto Minotti & Douglas. Desta vez foi o grupo Canta Curumim.