Câmara sedia Audiência do Plano Diretor

A Câmara barbarense sediou, na noite de sexta-feira (6), Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei Complementar nº 11/2017, relativo à revisão do Plano Diretor, o qual determina diretrizes para o desenvolvimento da cidade pelos próximos 10 anos. Durante a reunião, representantes do Fórum da Cidadania entregaram sugestões de emendas ao projeto apresentado pelo Poder Executivo.

De acordo com professor Estevam Otero, doutor em Planejamento Urbano e Regional, que contribuiu com o Fórum na discussão do Plano, o diagnóstico do projeto do Executivo é preciso, apontando como prioridade a ocupação do vazio urbano existente no Município. No entanto, Otero aponta algumas contradições nos dispositivos da proposta inicial, que podem, em vez de incentivar a ocupação desse vazio, promover o espraiamento da cidade. Essa expansão da área urbanizada, segundo ele, traria custos ambientais, urbanísticos, sociais e econômicos imensos, por isso são importantes as emendas sugeridas, para a criação de instrumentos para conter essa expansão.

O procurador-chefe da Câmara Municipal, Raul Miguel Freitas de Oliveira, explicou que, nesse momento, depois da realização da Audiência Pública, será feita a ata da reunião, com adendos dos documentos trazidos pelos munícipes, os quais serão incluídos no trâmite do projeto e no parecer solicitado à Procuradoria. A partir da emissão desse parecer, o projeto volta ao seu trâmite normal, sendo analisado pelas comissões permanentes da Câmara, antes de ser incluído na Ordem do Dia e apreciado pelos parlamentares em Plenário.

De acordo com o presidente da Câmara, Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), a reunião foi válida e as sugestões serão analisadas. Kadu ressaltou, entretanto, que cada vereador, representante eleito pela população, terá autonomia para votar o projeto como acreditar que é o melhor para a cidade. Além de Kadu, participaram da reunião os vereadores Antônio Carlos Ribeiro - o Carlão Motorista, Cláudio Peressim (PEN), Edmilson Ignácio Rocha - Dr. Edmilson (PPS), Felipe Sanches (PSC), Germina Dottori (PV), Gustavo Bagnoli (DEM), Joel Cardoso - Joel do Gás (PV) e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca - Jesus Vendedor (DEM). O encontro contou, ainda, com a presença dos secretários municipais de Governo, Rodrigo Maiello, de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, e de Planejamento, Angela Soeiro.