Caminhada Rede Rosa reúne mais de 500 pessoas

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de mama e a importância da prevenção, a Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, realizou na manhã do último domingo, dia 8, a 5ª Caminhada Rosa. O evento, que deu início no Centro Social Urbano, reuniu mais de 500 pessoas.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. De acordo com Carla Eliana Bueno, superintendente da Rede Feminina, o evento obteve resultados positivos.

“Mesmo o tempo de chuva amedrontando a população no sábado, muita gente acordou cedo no domingo e se dispôs a vestir a camisa da ação e participar do evento. A sensação de toda a equipe que coordenou a atividade foi de dever cumprido”, disse Carla.  

A saída ocorreu no Centro Social Urbano, no Jardim Belo Horizonte, com percurso de 2 km pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Rua Professora Teresinha Arruda Campos. Durante a concentração houve troca do vale camiseta e atividade de zumba. Ao final do trajeto foi realizado sorteio de brindes. 

Autoridades também estiveram presentes na caminhada. Dentre elas, a deputada federal Ana Perugini e o vereador de Santa Bárbara d'Oeste, Paulo Monaro. A arrecadação obtida com a venda das camisetas será utilizada para custeio da campanha e compra das cestas do Natal 2017, que serão entregues aos beneficiários da instituição, em dezembro.

Durante o evento, a Rede Feminina realizou a coleta de 300 assinaturas para elaboração de uma petição para mais acesso à consultas e exames de prevenção. Esse documento será entregue, em breve, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. “O objetivo é fortalecer ainda mais as ações e o atendimento no município”, disse.

As ações do Outubro Rosa seguem em Santa Bárbara, com as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher realizando solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, além de entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa alusivas ao tema. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.


DIA D 

No dia 28 ocorrerá o Dia D do Movimento Outro Rosa, no Centro Médico de Especialidades (Rua Graça Martins, 45 - Centro). Haverá programação variada e diversos atendimentos e ações voltadas à Saúde das mulheres. Para mais informações sobre os serviços e ações disponíveis durante o mês, as mulheres devem entrar em contato na unidade de saúde mais próxima da residência.