Alunos de Santa Bárbara disputam etapa estadual do Inova Senai

O projeto “Saca Ampola Portátil” dos alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Álvares Romi de Santa Bárbara d’Oeste foi um dos selecionados para a etapa estadual da competição Inova Senai. O dispositivo foi apresentado ontem na Tribuna Livre da Câmara durante a 38ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal através de convite da vereadora Germina Dottori.

“O equipamento foi desenvolvido para abrir ampolas de vidro que reduz a aplicação de força para abertura, evitando quebras que possam ferir os dedos dos usuários. A cabeça da ampola é inserida no furo do dispositivo e com a alavanca faz-se a abertura, sem contato manual e desperdício de remédio”, explica Alex Augusto de Jesus, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido com orientação do docente Daniel Franci. Além de Alex, os alunos Hugo Eduardo Trajano Bicudo, Augusto Guerino Livani e Guilherme Gomes de Oliveira desenvolveram o dispositivo através da necessidade de uma das mães desses alunos que trabalha na área da saúde. 

“Através de uma pesquisa de campo, constatamos também que sempre uma pessoa é responsável pela abertura dessas ampolas de vidro e que o risco de contágio, além de acidentes é enorme. A ideia foi se desenvolvendo e hoje já estamos buscando maneiras de torná-lo anti-bactericida, através de nanotecnologia, também oferecida no Senai”, afirma. O dispositivo foi criado para calcular a abertura de diferentes tamanhos de ampolas, de 1ml até 10 ml.

O diretor do Senai Santa Bárbara, Pedro Humberto Contieri Filho, destacou a importância da competição a nível nacional. “O Inova Senai tem como objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação para possíveis empresas interessadas em comercializar os produtos ou processos concebidos”, destaca. 

A competição, que pode chegar a nível nacional, ainda tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. “O Senai Santa Bárbara apresentou cinco projetos na etapa estadual, ao todo foram 200 projetos apresentados. Nossos alunos foram classificados para a final da etapa estadual, onde se disputam mais 20 projetos”, afirma.

Até o final do mês de outubro, o projeto segue em etapa de voto popular. “Os barbarenses podem apoiar o projeto, através de curtidas na página do Facebook. Após essa etapa, os projetos serão analisados por especialistas e podem ser classificados para a etapa nacional”, afirma. O link para votação do projeto pode ser acessado através do endereço: https://santabarbara.sp.senai.br/noticia/1288/12136/inova-senai.