Ar condicionado – como incorporar na sua decoração

O verão está próximo e um aparelho indispensável para esses dias de calor é o ar condicionado. Com uma aparência não muito agradável, fica a dúvida de como se deve instalar esse aparelho sem que se danifique toda a decoração do ambiente ou até mesmo sua funcionalidade.

A seguir, buscaremos esclarecer um pouco mais a respeito dos aparelhos de ar condicionado.

De início, vamos falar sobre os modelos mais usados em residências: o Split e o portátil. O ar condicionado do tipo Split é mais silencioso e possui um tamanho mais discreto, sem se exaltar no ambiente. Já o portátil é ideal para ambientes pequenos, onde ele não irá atrapalhar na circulação do local ao ser utilizado.






Outra vantagem do mesmo é que ele pode ser facilmente transportado para outros cômodos, fornecendo mobilidade e praticidade aos seus usuários.

Após escolher qual modelo atende suas necessidades, deve-se saber qual é o lugar mais propicio para fazer a instalação. La vão as dicas:

1. O ar condicionado não deve ficar atrás de nenhuma cortina ou persiana. Deste jeito você compromete o funcionamento e a vida útil do seu aparelho;

2. O modelo Split não deve ser instalado em locais com tubulações de água, esgoto ou fios elétricos;

3. A saída de ar deve estar sempre livre.

Após selecionar um modelo e se atentar as regras de instalação, podemos começar a pensar em integrá-lo a decoração. Vamos lá! 

Espaços sob medida para guardar o aparelho podem ser uma saída para aqueles que não querem que o mesmo fique exposto.

No caso de paredes com cores diferenciadas, é possível optar por modelos coloridos que se camuflem nas mesmas, fazendo com que o aparelho passe pelo ambiente com descrição.





No caso de paredes com cores diferenciadas, é possível optar por modelos coloridos que se camuflem nas mesmas, fazendo com que o aparelho passe pelo ambiente com descrição.

Adesivar o aparelho – em partes ou por completo – também pode ser uma opção para integrá-lo a decoração.





Gostou das nossas dicas? Fique por dentro das tendências nesta página, todas as terças-feira!

Beijo grande... Coisas boas à você!


Melissa Fronner – Arquiteta de Interiores – (19) 9.9181-6851

Duanielly Fernandes – Arquiteta e Urbanista – (19) 9.9782-3696