PBL é pauta do encontro entre os educadores do IFSP e do NEI

O Núcleo de Educação Integrada recebeu a visita do PHD (Doutor em Fisolofia) Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti. O objetivo da visita é o intercâmbio de saberes acerca do método que o NEI emprega e desenvolve suas atividades escolares: Problem-Based Learning. O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 20.

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) destaca o uso de um contexto para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. 

“O aprendizado baseado na resolução de problemas, empregado no NEI por meio de desafios transversais, tem por essência a otimização da aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais”, explica Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

A limitação da proposta da escola tradicional, aliada às inovações crescentes e a mudança comportamental das novas gerações impulsionaram a comunidade científica a pesquisar alternativas de novos processos de ensino-aprendizagem, capazes de formar futuros profissionais com visão holística, cosmopolitas, integrando a ciência com a prática, através do aprendizado ativo e baseado em competências. 

“Quando uma escola altera sua lógica de ensino e consegue engajar alunos e motivar educadores e, com isso, melhorar seu desempenho e resultados, elas passam a figurar um restrito grupo de escolas inovadoras. Estas instituições são aquelas que fazem algo diferente do modelo ultrapassado – este que não mais dialoga com a sociedade atual tampouco prepara esses alunos para os desafios do mundo – seja do ponto de vista pedagógico, didático ou mesmo arquitetônico”, afirma Ericka.

“Esta inovação no modelo de aprender a aprender, relativamente novo na área de educação, mas que vem sendo empregado pelo NEI há mais de 20 anos, tem ganhando força com o surgimento das novas tecnologias e a desfronteirização, fenômenos que favoreceram o acesso a uma enormidade de informações, mas que precisam ser processadas para a geração de conhecimento. Aqui é fundamental o papel do educador-tutor. Informação descontextualizada é vazia”, conclui.

Foi com o propósito de debater e conhecer a vivência do Núcleo de Educação Integrada que a equipe do Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas passou a tarde meio às experimentações dos alunos da escola. Pós-doutor pela Universidade de Campinas (UNICAMP), o professor doutor Pedro Fantinatti é docente do Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas e líder de um Grupo de Pesquisa que visa propor a adoção do PBL nos cursos do IFSP. 

Experienciaram o NEI, além do professor, a assistente social do IFSP Campus Campinas, Eliane Ferreira dos Santos, a Professora Cecília Pereira de Andrade, docente de Matemática, e o graduando André Jonas da Silva, aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Este grupo que está visitando o NEI hoje é a equipe de Projetos de Estrutura e Adaptação. Nosso objetivo é buscar as melhores práticas e pensarmos em como implementar essa mudança e capacitar os professores para esta nova roupagem. Queremos em nossa escola, o IFSP Campus Campinas, a atmosfera que vocês criaram aqui. Estamos certos que é a mais eficiente, além de claramente ser mais gostosa do que as classes e escolas tradicionais. O conceito de sala invertida, os desafios, os agrupamentos, as problematizações e toda a vivência experimental do aluno é surpreende. Estamos embasbacados”, entusiasma-se o professor Pedro ao relatar sua estada na escola. “Os índices de vocês e a desenvoltura dos alunos é impressionante”, complementa a professora Cecília.

O Núcleo de Educação Integrada segue com matrículas abertas para o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Escola integral em período integral. Os interessados em participar do Programa de Bolsas Integrais, as inscrições vão de 26 de outubro até 03 e novembro. O NEI fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, Santa Bárbara d'Oeste, SP. (19) 3499-1555. Outras informações pelo endereço oficial da internet: www.fundacaoromi.org.br/nei.